Celular como ferramenta de produção de notícia

Texto: Jairo Menezes

Edição: Profa. Viviane Maia

O jornalista não é onipresente. No cotidiano, há situação que se transformam em notícia frente a quem quer que seja. Por isso mesmo, a mídia de bolso é imprescindível para fazer os registros dos fatos. A câmera de um celular pode estar apontada para algo, ou gravar alguma declaração que garantem uma reportagem.

Para quem tem interesse em usar esse dispositivo tecnológico na produção de notícias, a jornalista e professora universitária Silvana Monteiro ministrará a oficina Midias sociais: o telefone celular como ferramenta de produção de notícias. A atividade será realizada no dia 23/11, das 18h30 às 22 horas, dentro da programação da X Semana da Comunicação da Faculdade Araguaia e I Semana da Consciência Negra, que teve início na última segunda-feira (20/11) e prossegue até sexta (24/11), na unidade do Bueno.

Jornalista e Professora Universitária Silvana Monteiro

A internet é considerada um marco no processo de transformação. Isso não quer dizer que seja apenas para o jornalismo, vai além: para toda a comunicação (alcance, instantaneidade, acessibilidade, volume). Nesse contexto, os dispositivos móveis se configuram como a principal ferramenta de produção e veiculação da informação. Apropriar-se dessa ferramenta de maneira crítica e atrelada aos preceitos do jornalismo é o princípio básico da oficina.

Jornalista, Silvana Monteiro já trabalhou em jornais como repórter, no Diário da Manhã e no O Popular. Participou das assessorias de comunicação de órgãos governamentais (Agetop, Semarh, Secretaria Estadual de Industria e Comércio) e da Fundação Pró-Cerrado, além de já ter atuado como professora universitária na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade federal de Goiás (UFG) e na Faculdade Araguaia. Atualmente leciona na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

SERVIÇO

O que: Oficina Midias sociais: o telefone celular como ferramenta de produção de notícias

Quem: Inscritos na X Semana da Comunicação da Faculdade Araguaia e I Semana da Consciência Negra

Quando: 23/11, das 18h30 às 22h

Onde: Faculdade Araguaia, Unidade Bueno

Informações: http://www.faculdadearaguaia.edu.br