Cineclube Araguaia: Filme ‘Tempo Compartilhado’ abre 10ª edição do projeto de extensão

Texto: Matheus Pessoa e Kim Dietz

Edição: Profa. Viviane Maia

 

Realizado desde o segundo semestre de 2014, o projeto de extensão Cineclube Araguaia chega à sua 10ª edição neste semestre. O filme Tempo Compartilhado foi o escolhido para a temporada 2019/1. Nesta sexta-feira, 22 de março, serão realizadas duas exibições, às 8h e 18h30, respectivamente nos auditórios Bueno da Faculdade Araguaia e do Colégio Téo. Após a exibição do filme, será realizada uma mesa de discussão formada pelos professores Gustavo Ponciano, Roberta Barros e Verônica Brandão, quando serão levantadas questões relacionadas a nossa sociedade.

De acordo com o professor Frederico Carvalho, um dos idealizadores do projeto, os temas são relacionados a nossa vida e em diversas áreas, como politica, economia, cultura, arte e etc. Mas tudo é sobre o viés da comunicação social, puxando uma interlocução entre essas áreas e os teóricos da comunicação, sempre buscando esses diálogos da teoria com aquilo que é exposto nos filmes.

Frederico Carvalho destaca o projeto cineclube como fundamental para debate sobre questões atuais. “Considero o projeto Cineclube Araguaia importantíssimo para a reflexão e o aprofundamento de questões relacionadas a nossa sociedade, relacionadas ao nosso cotidiano e a profissão de comunicador social, jornalistas e publicitários.”

O tema que será discutido nesse semestre é “Trabalho, consumo e lazer no capitalismo tardio”. Segundo Gustavo Ponciano, a ideia de capitalismo tardio surge em leituras críticas de novas formas de produção, distribuição e absorção que surgem e se desenvolvem a partir dos anos 1970; da percepção de que o capitalismo passa da atuação sobre a ideia da racionalidade própria à acumulação para a ideia emocional do consumo, expandindo, assim, os tipos de produtos, não mais apenas materiais, mas também imateriais.

O estudante de Jornalismo Luís Felipe Evangelista destaca a importância da iniciativa. “Para mim o cineclube é um projeto muito interessante e importante para o curso de comunicação, porque exibe produções audiovisuais tanto recentes como antigas para trazer assuntos que de alguma forma nos ajudará no nosso desempenho escolar e na nossa formação”.

 

SERVIÇO

Projeto de Extensão do Cineclube 2019/1

Data: 22 de março de 2019

8h – Auditório Bueno da Faculdade Araguaia

18h30 – Auditório do Colégio Téo

Entrada franca

 

FICHA TÉCNICA

Título original: Tiempo compartido
Gênero: Comédia
Ano: 2018
Classificação indicativa: +12
Duração: 136 min
País: México
Direção: Sebastián Hofmann

Sinopse: Pedro está cada vez mais intrigado. Ele acha que os vários contratempos que enfrenta com a família num resort , em férias, fazem parte de um plano sinistro. Será?