CRIATIVIDADE TEM SIDO A PALAVRA CHAVE DO SUCESSO

Publicitário e redator criativo, JV Freire compartilha experiências e desafios da carreira com os alunos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Araguaia

Reportagem: Ana Paula Bissant

Edição: Profa. Viviane Maia

Foi realizada na última sexta-feira (15), no auditório Bueno da Faculdade Araguaia a palestra sobre criatividade e inclusão com o tema Como ser criativo na comunicação texto, temas e otras cositas más, sob coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade Propaganda, voltado para alunos, professores e profissionais da área de comunicação. O evento ocorreu das 18h30 às 22h. Os participantes receberam certificados.

O palestrante convidado foi o publicitário João Vicente Freire ou JV Freire, redator criativo da renomada agência publicitária F/Nazca Saatchi & Saatchi, agência responsável pela reposição da marca Skol atualmente, cronista e idealizador do blog  Metido a Cronista e professor na Escola Cuca.

JV Freire compartilhou com os presentes, suas experiências e dificuldades pessoais e profissionais, dando dicas enriquecedoras, que o vem fazendo chegar a sua ascensão profissional. Criativo e divertido, ele prefere chamar sua palestra como “Lá, vem pedrada, verdades que ninguém me falou sobre a publicidade”.

Foto: Rodrigo Estrela

Ousadia e persistência

Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás no ano de 2008, decidiu mudar-se em 2012 para a cidade de São Paulo, conhecida como a meca da publicidade. Para tanto se desfez de tudo que tinha, para encarar seu primeiro salário de R$364,00 reais em Sampa. Afinal, o objetivo e motivação de conseguir seu espaço e se reconhecer profissionalmente era maior que as dificuldades enfrentadas. Em 2013, JV Freire foi estudar e estagiar em Miami e New York, onde ficou até o ano seguinte.

O publicitário enfatizou aos alunos que terminar faculdade não te faz um profissional, e que você já sabe de tudo. Como estudantes, é necessário ser incansáveis na busca pelo conhecimento, o que provavelmente resultará em um profissional mais criativo e capaz de competir em um mercado tão concorrido.

A palavra de ordem do publicitário é “Não desista”. Segundo ele, fez de seus vários “Nãos‘’ como escadas motivadoras para encarar seus desafios e crescimento como pessoa e profissional. Ele poderia ter desistido ao ser  chamado de analfabeto por uma professora quando ainda era acadêmico, desistido quando enfrentou a falta de grana em São Paulo, desistido  quando morou fora para estagiar em agencias de publicidades na qual  se sujeitava fazer serviços não relacionados a sua profissão, como buscar bebidas, trocar lâmpadas e etc.

Foto: Rodrigo Estrela

Prêmios

No entanto, JV Freire aproveitava as oportunidades insistindo, aprendendo e desenvolvendo seu processo criativo. Resultado: esse estágio lhe rendeu o prêmio Cannes Lions em 2014, uma das principais premiações na área do mundo.

Ele acredita que ganhou o prêmio por estar no lugar certo, com pessoas certas e a sua persistência em não desistir diante das dificuldades. Ao longo de sua carreira, o publicitário conquistou outros prêmios, mas enfatiza não gostar de premiações. Freire acredita que prêmios devam ser consequências de um bom trabalho e não ao contrário.

Foto: Rodrigo Estrela

Dicas de um vencedor

Ao longo da palestra, JV Freire deu dicas importantes para os alunos se destacar no mercado de trabalho, como transpirar e criar ideias incansavelmente e diariamente, ouvir outros profissionais que já estão no mercado, investir em estudar línguas estrangeiras, ter projetos profissionais e pessoais, desenvolver o aprendizado de análise e critérios dos trabalhos de outros profissionais em vez de ficar criticando.

Ao fim da palestra JV Freire, apresentou alguns vídeos publicitários das marcas Ford, Skol, Trident e Fiat, trabalhos esses que ele esteve diretamente envolvido como redator criativo. Modesto, ele atribui o sucesso de seus trabalhos à dedicação de uma equipe engajada e criativa.

A palestra contou com mediador Professor Rafael Lisita, que abriu a mesa de perguntas com os debatedores a estudante de Jornalismo Mara Viana que parabenizou o publicitário pelo novo formato das propagandas da Skol, e com o estudante de publicidade e propaganda Victor Santiago que atualmente está fazendo analise de conteúdo da uma campanha do JV Freire e esboçou muita admiração pelo trabalho publicitário.

Logo em seguida professores e alunos presentes fizeram diversas perguntas sobre métodos e dicas de desenvolvimento do trabalho, como redação criativa, desafios de se reposicionar marcas, sobre como ser sensível as oportunidades e como identifica-las.

Segundo Patrícia Bastos, estudante de Jornalismo do 4º período, diz que “o evento foi enriquecedor e motivador, gostei das dicas que ele deu, de se investir em falar inglês, e que todas as dificuldades no início de carreira podem ser vencidas com dedicação e paciência”.

João Vicente Freire
Foto: Rodrigo Estrela