CURSOS DE JORNALISMO E PUBLICIDADE REALIZAM SEMANA DA COMUNICAÇÃO E SEMINÁRIO DA CONSCIÊNCIA NEGRA

As atividades serão focadas nos temas empreendedorismo, inovação e mercado de trabalho

Texto: Ana Paula Bissant

Edição: Profa. Viviane Maia

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda promovem no período de 20 a 24 de novembro 2017, X Semana da Comunicação e I Seminário da Consciência Negra da Faculdade Araguaia, que vai tratar do tema Empreendedorismo e Inovação: Novos Modelos de Negócio na Comunicação. Destinado a alunos, professores e pesquisadores de comunicação social, o evento será realizado na unidade Bueno, das 18h30 às 22h.

O evento reúne na sua programação atividades e apresentações culturais, conferências, mesas-redondas, oficinas, apresentação de trabalhos práticos. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site da Faculdade Araguaia (http://www.faculdadearaguaia.edu.br) até o dia 17 de novembro.

Principal evento do calendário acadêmico dos cursos de Comunicação, a X Semana da Comunicação contará com participação de profissionais e pesquisadores renomados, que irão compartilhar suas experiências profissionais de mercado com os presentes. Entre os convidados, o diretor de Impressos do Grupo Jaime, Câmara Raphael Veiga; representante da Mídia Ninja, jornalista e empreendedora digital Letícia Nobre; publicitários e empreendedores Rodrigo Mendanha Cordeiro e Camila Reis.

A lista de oficineiros reúne um time de professores e profissionais das áreas de jornalismo e de publicidade e propaganda que atuam em agências e grandes veículos de comunicação, além de assessorias de comunicação. Confira a programação completa abaixo

Consciência Negra

Pela primeira vez, juntamente com a Semana da Comunicação, será realizado o I Seminário da Consciência Negra, que contará com a mesa-redonda Os desafios enfrentados pelos negros no mercado de trabalho, no dia 22 de novembro, composta pela a jornalista Ivana Leal, a publicitária Mariana Paiva, Watusi Santiago e Ana Rita Castro, ambas historiadoras e ativistas . A mediação ficará a cargo do aluno Gustavo Araújo.

Outra forma de destacar a Semana da Consciência Negra, evento que ocorre simultaneamente em diversas partes do Brasil no período de 20 a 24 de novembro, é a realização de atividades culturais que destacam a cultura afro-brasileira. Serão apresentadas rodas de capoeira Angola, grupo de percussão, banda de reggae, desfile afro, entre outras.

“Sempre tivemos o cuidado de trabalhar com temas ligados à diversidade e à inclusão. A preocupação em falar sobre e pelas minorias silenciosas pautam os trabalhos do corpo docente. Entretanto, percebemos que precisávamos discutir questões raciais. Daí, aproveitamos a Semana da Consciência Negra, que ocorre no País inteiro, para realizar um evento focado nesta temática. Assim nasceu o Seminário da Consciência Negra”, explica a professora Viviane Maia, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Prêmio Producom

Outra novidade desta 10ª edição da Semana da Comunicação é o Producom Fara, um evento que irá expor e premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos em 2016 e 2017 por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda sob a supervisão dos professores da instituição.

A premiação ocorrerá no dia 24 de novembro de 2017, fechando a programação da X Semana da Comunicação. Os alunos selecionados apresentarão seus produtos comunicacionais para os participantes do evento e a comissão avaliadora divulgará o resultado do melhor trabalho de cada categoria. Além disso, serão premiados os melhores trabalhos, sendo cada curso o grande vencedor. O prêmio ainda é surpresa.

Os alunos podem submeter produtos e projetos em quatro categorias de cada curso. No caso do Jornalismo, as categorias são impresso, audiovisual, webjornalismo e assessoria de imprensa. Na Publicidade, mídia exterior e alternativa, audiovisual, web e impresso. Os trabalhos podem ser individual ou em grupo.

Não existe limite de inscrição de trabalhos por alunos. O único requisito é o trabalho ter sido supervisionado por um docente. As inscrições para os alunos interessados devem ser feitas até dia 14 de novembro de 2017, com o preenchimento do formulário online pelo link:

https://goo.gl/forms/yWfZmXHrXBGkbpPE3

Programação do evento

20/11 (segunda)

18h30 às 19h10 – Apresentação cultural.

19h10 às 19h30 – Abertura oficial com diretoria e coordenação de cursos

19h30 às 22h – Conferência de abertura A reinvenção das estratégias de negócios nas mídias tradicionais. Conferencista: Raphael Veiga, diretor de Impressos do Grupo Jaime Câmara.

21/11 (terça)

18h30 às 19h – Apresentação cultural

19h às 22h – Mesa-redonda Novas possibilidades de atuação no Jornalismo e na Publicidade

Debatedores: Letícia Nobre, jornalista e empreendedora digital; Rodrigo Mendanha Cordeiro, publicitário e empreendedor; Camila Reis, publicitária e empreendedora; Mídia Ninja.

22/11 (quarta)

18h30 às 19h – Apresentação cultural

19h às 22h – Mesa-redonda Os desafios enfrentados pelo negro no mercado de trabalho

Debatedoras: Jornalista Ivana Leal; publicitária Mariana Paiva; historiadora e ativista Watusi Santiago e historiadora e ativista Ana Rita de Castro.

23/11 (quinta)

18h30 às 22h – Oficinas

OFICINA 1 – Branding e marketing digital para pequenas e médias empresas, com Ana Maria Guizzetti

OFICINA 2 – Desafios da redação publicitária: à procura da mensagem perfeita, com Raquel Ribeiro

OFICINA 3 – Finanças comportamentais: por que gastamos mais do que devemos?, com Frederico Martins

OFICINA 4 – Foto e videojornalismo nas narrativas visuais, com Marcello Dantas

OFICINA 5 – Fotografia publicitária, com Murilo Berardo

OFICINA 6 – Jingle: muito além do chiclete, com Vinícius Dalla

OFICINA 7 – Jornalismo esportivo, com Victor Hugo de Araújo

OFICINA 8 – Jornalismo investigativo, com Deire Assis

OFICINA 9 – Jornalismo literário, com Carla Lacerda

OFICINA 10 – Mídias sociais: o telefone celular como ferramenta de produção de notícias, com Silvana Monteiro

OFICINA 11 – Narração esportiva, com Daniel de Paula

OFICINA 12 – O papel da assessoria de imprensa na gestão de crise, com Jovana Colombo

OFICINA 13 – Os desafios da produção em telejornalismo e a aventura do ao vivo, com Rachel de Araújo

OFICINA 14 – Voz e corpo no TV, com Tatiana Carilly

OFICINA 15 – Planejamento e gestão de conteúdos para mídias sociais, com Paula Pires

OFICINA 16 – O uso do Photoshop na publicidade, com Bruno Haringl e Lucas Santos

OFICINA 17 – Edição de vídeo em Adobe Premiere, com Rafael Simões

24/11 (sexta)

18h30 às 19h – Apresentação cultural

19h às 22h – Entrega do Prêmio Producom. Apresentação de trabalhos práticos e premiação dos vencedores

SERVIÇO

X Semana da Comunicação e I Seminário da Consciência Negra da Faculdade Araguaia

Data: 20 a 24 de novembro de 2017

Horário: 18h30 às 22h Local: Auditório da Faculdade Araguaia (Av. T-10 nº 1.047, Setor Bueno) Inscrições e informações: http://www.faculdadearaguaia.edu.br

Data de inscrição: até dia 17 de novembro

Valor da inscrição:

R$ 25,00 – Estudantes e ex-alunos da Faculdade Araguaia (graduação e pós-graduação)

R$ 35,00 – Comunidade externa.