Economia compartilhada será o tema do semestre

Texto e Fotos: Lu Couto e Willian Alves

Edição: Profa. Viviane Maia

 

A coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia lançará a pauta norteadora deste semestre – intitulada Economia Compartilhada: Produção e Consumo em Comunicação –, durante a abertura da Semana da Integração Acadêmica dos cursos de Comunicação, nesta segunda-feira, 18 de março, das 18h30 às 22h, no auditório da unidade Bueno. Este evento prossegue até a sexta-feira, 22, e tem por objetivo recepcionar os alunos, promover a integração entre alunos calouros e veteranos e apresentar as principais discussões e atividades que serão realizadas ao longo do semestre.

A escolha pelo tema economia compartilhada tem por objetivo promover uma discussão sobre quais são as novas maneiras de se produzir e consumir comunicação social no contexto da cultura digital e da nova economia. De acordo com a professora Márcia Pimenta, a economia compartilhada vem sendo estabelecida e consolidada nos últimos tempos. “O nosso papel, no processo de ensino e aprendizagem, é o de mostrar aos alunos as novas realidades que se apresentam no mercado. Temos de incentivar os discentes a pensar de maneira mais inovadora as práticas profissionais”, explica.

Professora Márcia Pimenta. Foto: Lu Couto e Willian Alves.

Segundo a coordenadora dos cursos de Comunicação Social, professora Viviane Maia, a cultura digital trouxe mudanças na forma de produzir e consumir informação e por consequência, mudanças na forma de fazer jornalismo e publicidade e propaganda. “O objetivo é levantar junto a comunidade acadêmica uma discussão sobre quais caminhos a comunicação social deve seguir nesse século XXI, a partir da ideia de economia compartilhada”.

Professora Viviane Maia. Foto: Lu Couto e Willian Alves.

A escolha desta pauta parece ter agradado também os estudantes. “Os temas das pautas norteadoras trazem sempre assuntos bem atuais e ajudam os alunos a pensarem e refletirem de forma diferente. O tema que iremos discutir nesse semestre, com certeza, irá ajudar em nossas carreiras, independente da área de atuação dentro da comunicação”, afirma o aluno do curso de Publicidade e Propaganda Diogo Teixeira.

Aluno do curso de Publicidade e Propaganda Diogo Teixeira. Foto: Lu Couto e Willian Alves.

A estudante de Jornalismo Maria Augusta do Planalto também reconhece a importância de se discutir esta pauta. Ela lembra que o jornalismo também tem de se adequar a essa nova economia. “Acho relevante a nossa Instituição abordar esse tema porque, hoje em dia, tudo pode virar negócio. O jornalismo também é um negócio”, expressa.

A estudante de Jornalismo Maria Augusta do Planalto. Foto: Lu Couto e Willian Alves.

SERVIÇO

Lançamento da Pauta Norteadora do Semestre 2019/1:
Economia Compartilhada – Produção e Consumo em Comunicação

Data: segunda-feira, 18 de março de 2019
Horário: às 18h30
Local: Auditório Bueno da Faculdade Araguaia