Faculdade Araguaia discute o tema inclusão na educação

II Seminário Estadual de Educação Inclusiva será realizado 20 a 22 de setembro e é aberto à comunidade em geral

Texto: Allyne Mendes

Edição: Profa. Viviane Maia

A Faculdade Araguaia, por meio do Núcleo de Estudos sobre o Ensino para Pessoa com Deficiência – Inclui, realiza o II Seminário Estadual de Educação Inclusiva, no período de 20 a 22 de setembro, na unidade Bueno e no auditório do Colégio Téo. Nesta segunda edição, o evento vai tratar do tema Inclusão, Educação e Sociedade. O evento é destinado a profissionais e professores da área da educação, além de familiares de pessoas com deficiência e à comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas até no dia da abertura do Seminário.

De acordo com os organizadores, a iniciativa surgiu por conta da necessidade de compreender e debater os processos de inclusão na educação, pela relevância do tema e pelo grande interesse da comunidade. “Estudar Educação Inclusiva é um assunto que se faz urgente em nossa sociedade, dada a importância do tema para a construção da cidadania plena e o respeito à diversidade e ainda à necessidade que os diversos profissionais da área sentem de aprofundar no conhecimento sobre o tema”, explica a professora Paola Carloni, coordenadora do Inclui e também do evento.

Histórico

Em maio de 2017, a Faculdade Araguaia realizou o que seria a primeira edição do Seminário Estadual de Educação Inclusiva. A procura pelo evento foi muito intensa, tendo mais de 500 inscrições nos primeiros dez dias. Na ocasião, as inscrições foram encerradas por falta de vagas para comportar todos os interessados. Então, percebeu-se a necessidade de realizar mais eventos sobre inclusão ainda em 2017. Desta forma, optou-se pela realização do II Seminário Estadual de Educação Inclusiva para o segundo semestre de 2017.

Programação

20 de setembro

Local: Colégio Teo

18h – 18h45: Credenciamento

18h45 – 19h15: Abertura

19h15 – 22h: Conferência de abertura Inclusão, Educação e Sociedade, com Dr. José Leon Crochik (professor da USP)

 

21 de setembro

Local: Unidade Bueno da Faculdade Araguaia

18h – 19h: Apresentação de pôsteres

19h – 22h: Minicursos e oficinas

 

22 de setembro

Local: Colégio Teo

18h – 19h: Apresentação de pôsteres

19h – 22h: Mesa-redonda Inclusão e Processos de Ensino, com as professoras Dra. Luciene Dias, Ma. Tainá Dal Bosco e Ma. Geane Santos.

 

Serviço

II Seminário Estadual de Educação Inclusiva
Data: 20, 21 e 22 de setembro de 2017
Horário: 18h às 22h
Local: Auditório da Faculdade Araguaia (Av. T-10 nº 1.047, Setor Bueno) e auditório do Colégio Téo (Av. T-3 nº 2316, Setor Bueno, Goiânia).
Informações:  inclui@faculdadearaguaia.edu.br ou Faculdade Araguaia (3274 3161)