FACULDADE ARAGUAIA É BEM AVALIADA NO GUIA DO ESTUDANTE

Um corpo docente comprometido faz toda diferença na educação de ensino superior e quem ganha são os alunos e a sociedade goiana com mais essa positiva qualificação

Reportagem: Ana Paula Bissant

Edição: Profa. Viviane Maia

A Faculdade Araguaia comemora mais uma vez destaque no Guia do Estudante 2017, com sete cursos avaliados, somando um total de 22 estrelas. São eles: Administração, Ciências Contábeis, Educação física, Engenharia Ambiental, Jornalismo, Pedagogia e Publicidade e Propaganda, tendo o curso de Administração conceito quatro estrelas, qualificado como muito bom.

O Guia do Estudante é uma revista do Grupo Editora Abril que anualmente avalia universidades e faculdades públicas e privadas. É uma publicação voltada para educação, com o objetivo de aproximar alunos e futuros estudantes das melhores instituições de ensino no Brasil, anualmente organiza feiras e eventos para futuros estudantes do ensino superior.

Avaliação é realizada anualmente, baseada em pesquisa de opinião com professores e coordenadores de cursos de bacharelado e licenciatura  dentro de suas respectivas instituições. O tempo para reunir essas informações leva em média  nove meses e segue cinco etapas que são: atualização de dados das instituições; definição de cursos que serão avaliados; preenchimento de formulários; pesquisa de opinião com pareceristas e atribuição de conceitos.

Avaliação

Coordenadores e professores dos cursos escolhidos respondem um formulário com 21 questões que irão definir os pontos de avaliação para os pareceristas que integra ao processo de avaliação do Guia do Estudante. As perguntas fundamentais são sobre corpo docente, infraestrutura, projeto didático e pedagógico, projetos científicos, inserção dos discentes no mercado de trabalho, atividades de extensão e oferecimentos de pós-graduação e internacionalização.

O Guia do Estudante não pontua essa avaliação, somente os pareceristas. “A redação do GE aciona uma equipe de 8.107 pareceristas – coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. São eles que dão as notas aos cursos: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e “prefiro não opinar” (em que é buscada uma nova nota). Cada curso recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas”, segundo explicação do próprio site da publicação.

Coordenador do curso de Administração, o mais bem avaliado da Faculdade Araguaia com quatro estrelas, o professor Dr. Ronaldo Rosa Júnior comemora a conquista. “É bom ver o reconhecimento do nosso trabalho, todo mundo gosta de ser reconhecido por suas competências. Mas, quando digo nosso trabalho, quero dizer que ele não é só meu. Não faço nada sozinho, existe uma equipe que trabalha comigo de forma séria e prestativa”.

Trabalho coletivo

O professor Ronaldo Rosa atribui o sucesso a todos os docentes e envolvidos e comprometidos e à direção Pedagógica, que direciona e aponta os melhores caminhos, e também aos diretores da instituição, que contribuem com a estrutura e apoio necessário para execução dos trabalhos.

A coordenadora dos cursos Jornalismo e Publicidade Propaganda, professora Ma. Viviane Maia, afirma que esses resultados são frutos de um trabalho coletivo entre diretoria, coordenadores de curso e docentes. “Nós temos em nosso curso um grupo muito unido e coeso, muito bacana, onde as pessoas se gostam muito, se respeitam muito. São colaborativas, criativas e dedicadas”.

A Faculdade Araguaia trabalha e realiza as atividades nas três frentes que o MEC determina – que são ensino, extensão e pesquisa – e busca a cada dia aprimorar e envolver os alunos nessa iniciativa. Dentre algumas atividades, a coordenadora destaca a 7º edição da Jornada Cientifica com foco em atividade de pesquisa e apresentações; 10º Semana de Comunicação da Faculdade Araguaia que reúne extensão e ensino com mesa redonda, oficinas, apresentações culturais e apresentações de trabalhos dos alunos. E, o Projeto de Extensão Cineclube Araguaia, que acompanha a exibição de filmes seguido de debates.

Muitos outros projetos virão com objetivo de envolver alunos e docentes para que a Faculdade Araguaia continue a cumprir os desafios e fazer a instituição mais competitiva e em constante evidência, contribuindo com uma educação séria e formadora de profissionais qualificados para o mercado.

O Guia das Estudante do Estudante Profissões Vestibular 2018 estará disponível com essas avaliações nas bancas de todo o Brasil a partir do dia 16 de outubro de 2017.

FONTES:

https://guiadoestudante.abril.com.br/