FACULDADE ARAGUAIA PROMOVE SEMINÁRIO PARA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Texto: Vinícius Martins

Edição: Profa. Viviane Maia

 

As práticas sociais que envolvem a Educação Superior e seu respectivo papel na inserção profissional serão discutidas durante o VI Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia: Graduação e Pós-Graduação, entre os dias 26 e 28 de abril. A abertura será realizada nesta quinta-feira, no auditório Téo. As atividades de sexta e sábado serão na Unidade Bueno.

Com o tema “A educação superior e seu papel na inserção profissional: uma nova forma de pensar e agir”, o evento vai promover o diálogo entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais ligados as diferentes áreas do conhecimento, diretamente envolvidos no assunto.

A abertura do evento contará com duas atividades. Primeiro a psicóloga e doutora em Educação Tereza Cristina Medeiros Pinheiro de Lima vai ministrar a palestra Fator humano como a chave para a competitividade. Na sequência, o professor mestre e consultor da empresa Merkado de Ideias vai falar sobre gestão de carreira.

O objetivo do evento é promover o conhecimento produzido pelos cursos de graduação e pós-graduação, além de fomentar a inovação no cenário profissional e nos futuros profissionais da sociedade. A programação contará com palestra, conferência, painéis, minicursos, oficinas, relatos de experiências e pôsteres.

Segundo o Coordenador Geral do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da Faculdade Araguaia, professor Milton Gonçalves Júnior – e que também é um dos coordenadores do Seminário, que chega à sua sexta edição, deve promover debates entre ambas as formações.

“A intenção é reunir os estudantes da graduação e da pós-graduação e gerar linhas de discussões entre os acadêmicos destas duas formações, para ver qual o reflexo desta temática dentro de uma discussão entre os que estão ingressando no mercado de trabalho ou que já estão nele, e que querem aprimorar o seu conhecimento”, destaca Milton Júnior.

Para a Diretora Pedagógica da Faculdade Araguaia, professora Rita de Cássia Del Bianco – que é também a idealizadora do evento desde a primeira edição –, o estudante não pode se preocupar apenas com as atividades de sala de aula. “Para além da sala de aula, o aluno deve buscar também uma série de atividades, de cursos, palestras, para que ele complemente sua formação. Este é o primeiro passo para o aluno pensar no mercado de trabalho e em como enfrentá-lo no contexto atual econômico e político”, orienta.

Rita de Cássia reforça que, durante o evento, os acadêmicos vão conhecer a dinâmica do mercado por meio de troca de experiências, presença de pesquisadores e até do poder público, além de uma grande feira de negócios promovida pelos cursos de Administração e Gestão Comercial, na qual os participantes vão conhecer a constituição de uma empresa, desde a organização até a comunicação e vendas. “É uma das oportunidades que os alunos têm de se aproximar do mercado de trabalho”.

Professora Rita Del Bianco, idealizadora e coordenadora do evento

Professor Milton Gonçalves Júnior, coordenador geral do evento

 

SERVIÇO

VI Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia: Graduação e Pós-Graduação

Tema: A educação superior e seu papel na inserção profissional: uma nova forma de pensar e agir.

Data: 26 a 28 de abril de 2018
Horário: 18h30 às 22h, quinta e sexta; sábado das 9h às 16h.

Local: Abertura – auditório do Colégio Téo, demais dias na unidade Bueno.

Informações e inscrições:http://www.faculdadearaguaia.edu.br