IX Jornada de Iniciação Científica de Pedagogia discute o processo de docência estadual

Texto: Diego Araújo

Edição: Vinícius Martins

 

Nos dias 16 e 17 de maio de 2018, acontece a IX Jornada de Iniciação Científica do curso de Pedagogia da Faculdade Araguaia. O evento será realizado na unidade Centro, das 18h às 22h.

O tema desta edição é “Ética na docência: formação profissional, compromisso social e cidadania”. No primeiro dia, o tema será abordado por meio de uma mesa-redonda que vai reunir professores e alunos da Faculdade, além de uma apresentação cultural, ofertada pelo grupo Ciranda da Arte, vinculado à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE).

Já no segundo dia, haverá apresentações dos alunos por meio de textos dissertativos, resumos expandidos e ensaios curtos.

De acordo com a coordenadora e diretora pedagógica, professora Rita Del Bianco, a jornada nasceu de uma proposta que veio da Pedagogia. Por isso, é fundamental realçar a importância do curso, por formar professores e por suas demandas nascerem no contexto da educação. Del Bianco realça ainda que essa edição vai dialogar com os alunos, o processo da docência estadual e a necessidade do respeito à carreira e à profissão, pela perspectiva da ética. “A ética faz parte do processo de educação”, afirma.

Cultura, diversidade, inclusão e o papel dos professores estão entre os assuntos centrais de diálogo, sempre com a ética como plano de fundo. Para a coordenadora do curso de Pedagogia, jornadas e palestras também são aulas, mas diferenciadas. “O formato tradicional está caindo por terra”, analisa.

A jornada é um evento que ocorre simultaneamente na Faculdade. O curso de Pedagogia, que está disponível no período noturno e recentemente abriu turmas no período da manhã, traz um tema de grande relevância, escolhido pelo colegiado do curso por ser recorrente e atual.

A professora Rita Del Bianco, explica o compromisso do evento, que traz como debate os preceitos éticos: “A Jornada Científica é um evento interno e possui uma política institucional, que visa a formação de cientistas, já que os alunos produzem conhecimento e a partir do meio do curso, podem se apresentar em outras instituições, como UFG, UEG e PUC”, finaliza.

Professora Rita Del Bianco, coordenadora e diretora pedagógica da Faculdade Araguaia

SERVIÇO

IX Jornada de Iniciação Científica de Pedagogia da Faculdade Araguaia

Tema: Ética na docência: formação profissional, compromisso social e cidadania

Data: 16 e 17 de maio de 2018 – dia 16 no auditório da Faculdade, dia 17 nas salas de aula
Horário: 18h às 22h

Local: Unidade Centro – Rua 18, nº 81, Setor Central, Goiânia – GO

Evento Gratuito.

Mais informações: (62) 3224-8829