Nesta quarta terá mais uma sessão do Cineclube Araguaia

Será exibido o filme Joy, que conta a história de uma jovem empreendedora que inventa um produto de grande sucesso

Texto: Tálita Moaby
Edição: Profa. Viviane Maia

     Será realizada na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro, das 18h30 às 22h, no auditório da unidade Bueno da Faculdade Araguaia, a segunda sessão do Projeto de Extensão Cineclube Araguaia 2017/2. O longa mentragem Joy – O Nome do Sucesso será exibido, e em seguida uma mesa-redonda, que vai abordar o tema proposto no filme – empreendedorismo e inovação – que é juntamente com o  eixo temático do semestre.

     A mesa de debate contará com a participação da empreendedora Márcia Gonçalves, que é proprietária da empresa Poliespecíficos Mácia Gonçalves, além dos alunos Daniel Vicente Sebba, de Publicidade e Propaganda; e  Raquel  Fernandes Maia, de Jornalismo, ambos do 4º período. A mediação do debate ficará a cargo da professora Cláudia Temponi.

O Projeto de Extensão Cineclube Araguaia tem por objetivo promover discussões acerca de temas atuais, por meio da exibição de obras cinematográficas que tratam de pautas que estão sendo debatidas nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda ao  longo do semestre. Vale destacar que esta é a principal iniciativa de extensão dos dois cursos e por isso é aberta à comunidade em geral.

Cinema e comunicação

O projeto de extensão Cineclube Araguaia foi criado durante o planejamento acadêmico do semestre 2014/2, por sugestão dos professores Frederico Carvalho, Juliana Junqueira e Viviane Maia, que propuseram que fosse criado um projeto de cineclube, para se discutir questões pertinentes aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda e também temáticas atuais escolhidas como pautas norteadoras dos semestre.

Então, criou-se a atividade, que reúne no auditório alunos de todos os períodos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, para uma sessão de filme, seguida de um debate, com a participação de professores da instituição e também convidados externos. A novidade neste semestre, quando o projeto chega à sua 7ª edição, é que a mesa de debate conta sempre com a presença de um estudante representando o Jornalismo e outro a Publicidade. Os professores José Antônio Cirino e Juliana Junqueira coordenam o Cineclube 2017/2.

Entretanto, a realização de exibições de filmes seguidas de debates já fazia parte da rotina dos cursos. Durante os dois semestres de 2007, foi realizado o projeto Cinetecnologia – idealizado a partir do eixo temático do ano, intitulado Comunicação e Tecnologia –, em formato idêntico ao do atual projeto de cineclube. A novidade é que a partir de 2014/2 a atividade passou a ser de extensão, ou seja, as sessões passaram a ser abertas também à comunidade em geral.

Saiba mais

Filme: Joy – O Nome do Sucesso

Direção e roteiro: David O. Russell

Duração: 124 minutos

Gênero: Biografia, drama e comédia

Nacionalidade: EUA / 2015

Elenco: Jennifer Lawarence, Robert De Niro, Bradley Cooper, Édgar Ramírez, Virgia Madsen, Isabella Rossellini e Diane Ladd

Sinopse: Joy é uma jovem brilhante, mas leva uma vida pessoal extremamente complicada. Ela é divorciada e tem dois filhos. Seu ex-marido mora no porão de sua casa, enquanto sua mãe vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas. E seu pai, divorciado de sua mãe há 17 anos, também vive na mesma casa. Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
Serviço
2ª sessão do Projeto de Extensão do Cineclube 2017/2
Data / horário: 27 de setembro de 2017, das 18h30 às 22h
Local: Auditório da Faculdade Araguaia (Av. T-10 nº 1.047, Setor Bueno)
Entrada franca