Outubro Rosa 2018: prevenção e autoexame do câncer de mama

Nesse mês, diversas campanhas são intensificadas em todo o Brasil, sempre destacando a importância da prevenção e do autoexame.

Texto: Jonathan Cavalcante

Edição: Vinícius Martins

 

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização promovida durante todo o mês, cujo objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e desde então, estimula a participação da população no controle da doença.

Essa importante dada é celebrada todos os anos, e o principal foco é a conscientização sobre a importância da prevenção, proporcionando assim, maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Nas mulheres acima de 40 anos a realização da mamografia é essencial para que o câncer seja diagnosticado precocemente.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns se desenvolvem mais rapidamente e outros não.

Dentre os sintomas deste tipo de câncer, destacam-se:

  • Caroço (nódulo), geralmente indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do seio ou saída de líquido em um dos mamilos;
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região abaixo dos braços (axilas).

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o que corresponde a 28% dos novos casos a cada ano.

Para saber mais sobre o tema, o Araguaia Online conversou com a coordenadora do programa Saúde da Mulher da Prefeitura de Anápolis, Lorena Diogo. Ela cita muitas dicas que auxiliam as mulheres na prevenção do câncer de mama, sendo que uma das formas mais simples de prevenção é a realização do autoexame.

Confira a entrevista em áudio no link a seguir:

https://soundcloud.com/araguaiaonline/outubro-rosa-2018-prevencao-e-autoexame-do-cancer-de-mama