Time de Futsal Faculdade Araguaia participa dos Jogos Universitários de Goiás 2018

Texto: Avelino Mateus

Edição: Profa. Viviane Maia

Fotos: Divulgação

 

Atual campeã Sul-Americana dos Jogos Universitários, a equipe de futsal feminino da Faculdade Araguaia e Associação Atlética Hidráulica Brasil (AAHB) chega como uma das favoritas para o Jogos Universitários de Goiás (JUG’s) 2018 que, após dois anos, volta a ser disputado no interior, em Itumbiara, a 200 km de Goiânia, entre os dias 17 a 22 de abril.

Além da Faculdade Araguaia, outras equipes da capital também disputam a categoria futsal feminino, como a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).  O restante das chaves é composto por três equipes do interior: Universidade Estadual de Goiás (UEG) e UniEvangélica, ambas de Anápolis: e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) de Goiatuba.

Sobre a preparação da equipe e um suposto favoritismo, por conto da conquista do Sul-Americano, a treinadora Daniela Dallago lembra que no Jogos Universitários Goianos (JUGs) o time é atual vice-campeão. Para conquistar o primeiro lugar na competição, as meninas vêm sendo preparadas há meses.

“Nosso planejamento teve início em fevereiro com 13 atletas universitárias, sendo dez campeãs Sul-Americanas. Não somos favoritas, porém, mais experientes. Nos preparamos bastante, com objetivos claros, estratégias bem definidas e o resultado será fruto de todo trabalho de preparação”, declara Dallago.

A treinadora ainda fala sobre as possíveis adversárias, e respeito é a palavra chave. “Já conhecemos os adversários de Goiânia e respeitamos a qualidade técnica de todas as equipes, pois todos possuem trabalhos organizados. Para cada realidade de jogo temos nossas estratégias”, revela.

Para a ala Lorena Peres, artilheira e capitã da equipe, recentemente convocada para seleção brasileira, o JUG’s 2018 é a competição mais importante do ano. E, se novas convocações vierem, serão fruto do trabalho coletivo da equipe.

“A oportunidade que tive na seleção foi de grande aprendizado, fiz valer todo esforço e trabalho até ali. Os JUG’s é a competição mais importante do ano para nós. Por isso vou dar o meu melhor para poder ajudar minhas companheiras dentro de quadra, nesse ano o coletivo está cada vez mais presente na nossa equipe. Se Deus quiser vamos sair com resultado positivo dessa competição. E se a convocação vier é fruto do trabalho de equipe.”

Já para a goleira Lara Danielle, que atua na equipe sub-20 e vem recebendo oportunidades no time adulto, a competição significa uma chance de aparecer para o cenário nacional. “O JUG’s é uma competição a nível estadual, nossa equipe treina para conquistar esse título que é importante para nós universitárias bolsistas, e para que possamos nos inserir no cenário nacional”, explica.

A atleta ainda exalta o trabalho da Faculdade Araguaia e fala sobre a importância de manter a categoria viva. “A Faculdade Araguaia tem um trabalho de base contínuo desenvolvido em parceria com a AAHB e um dos objetivos é sem dúvida manter nossa categoria em plena formação, dentro de cada faixa etária e a cada ano com novas composições de categoria.”

Uma boa classificação pode levar a equipe à disputa da etapa Regional Centro-Sul dos jogos, que ocorrerá em Brasília no mês de agosto, e contará com a participação das principais equipes de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás.

A equipe de Futsal da Faculdade Araguaia é a atual campeã do Jogos Universitários Sul-Americanos

Artilheira e capitã do time de futsal

Goleira Lara Danielle com o preparador Raphael Naciff

“Nos preparamos bastante, com objetivos claros, estratégias bem definidas e o resultado será fruto de todo trabalho de preparação”, afirma a treinadora Daniela Dallago