Mesa-redonda discute alteridade e comunicação

Atividade abre a programação da Semana de Integração Acadêmica, que prossegue até sexta-feira

Seguindo o tema norteador do segundo semestre de 2019, a coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia promoveu na segunda-feira (9/9), a mesa-redonda intitulada Alteridade e Comunicação: Diálogo e Reconhecimento entre o Eu e o Outro. O ocorreu no auditório da unidade Bueno, das 18h30 às 22h, e abriu a Semana de Integração Acadêmica. Com entrada gratuita, a atividade foi aberta a professores e alunos de comunicação e à comunidade em geral.

 A mesa redonda contou com a presença da professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás Luciene Dias, do psicólogo e psicanalista Patrick de Oliveira e do secretário municipal de Direitos Humanos, Filemon Pereira. A mediação ficou a cargo da professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia Verônica Brandão.

Segundo a professora Verônica Brandão, o objetivo desta discussão é despertar nos estudantes a compreensão de que no jornalismo, na publicidade e propaganda, nas artes, na estética e em vários campos de estudo sobre a humanidade é necessário refletir sobre a existência do eu e do outro. “A ideia é formar um comunicador empático, reconhecendo as necessidades do outro”, pontua.

Mulher, negra, homossexual. Este é o lugar de fala da professora Luciene Dias, que trouxe reflexões importantes. “Vocês têm professores negros no corpo docente dos cursos de Comunicação aqui da Faculdade Araguaia. Na minha instituição, a UFG, também existem poucos professores negros?”, indagou a docente sobre necessidade das cotas inclusive para a docência em instituições públicas. 

Texto: Patrícia Bastos
Edição: Profa. Viviane Maia
Foto: Kennedy Araújo e Willi Becker

Read Previous

Faculdade Araguaia leva alunos para o evento Campus Party

Read Next

Egressos compartilham suas experiências com alunos de Comunicação