Faculdade Araguaia promove VIII Jornada Científica de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Texto: Raquel Fernandes

Edição: Vinícius Martins

 

Nos dias 14 e 15 de maio, a Faculdade Araguaia realiza a VIII Jornada de Iniciação Científica dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O evento tem como grande objetivo o desenvolvimento de pesquisas e produções científicas nas áreas de formação.

No semestre 2018/1, a VIII JIC COM terá como eixo temático a Leitura Crítica da Mídia, direcionando seus estudos para as fake news e para o reposicionamento de marcas.

Como forma de exposição de projetos, os alunos deverão produzir resumos expandidos sobre o assunto escolhido, e apresentá-los em grupos de trabalhos (GT’s). Ao final do evento, os trabalhos serão reunidos em um portfólio para publicação no site da faculdade.

O evento é de grande importância para a construção do conhecimento dos alunos, como destaca a professora Viviane Maia, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. “A jornada de iniciação científica é de grande relevância para a formação acadêmica. O evento coloca o aluno desde o primeiro período em contato com a pesquisa científica e a produção de texto acadêmico. Desta maneira, ao longo do curso o discente vai produzindo estudos que vão o preparando para a produção do trabalho de conclusão de curso, o temido TCC. Além disso, o aluno também tem a oportunidade de apresentar uma produção acadêmica para uma banca de professores e discutir criticamente com outros discentes e docentes sobre o trabalho em questão.”

Para a instituição, Viviane afirma que “o evento é importante porque agrega qualidade à formação dos discentes e consequentemente este repercute positivamente na imagem da faculdade pela qualidade do profissional formado por ela.”

Professora Viviane Maia, coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Entenda o eixo temático

As fake news, ou notícias falsas, fazem parte da denominada imprensa marrom, a qual tem como principal característica o sensacionalismo que visa elevada audiência e vendagem por meio da divulgação exagerada de fatos e acontecimentos.

Neste caso, a distribuição deliberada de desinformação ou boatos nos meios de comunicação, tem a intenção de enganar o leitor a fim de persuadi-lo, criar uma percepção equivocada sobre determinado assunto, causar dano a alguém ou alterar um pensamento coletivo.

Em uma sociedade tão influenciada pela tecnologia e pelas mídias sociais, é papel dos comunicadores apurar todas as informações antes de publicá-las, para que as notícias falsas sejam desmontadas e que se denuncie o que elas carregam de manipulação e desprezo pela Inteligência.

O reposicionamento de marcas consiste em mudar a imagem que os consumidores têm de determinada empresa, criando uma nova identidade para a marca e se comunicando paralelamente à necessidade de quem a consume.

Para que um reposicionamento aconteça, é necessário que a empresa leve alguns aspectos importantes em consideração. O primeiro deles é que o consumidor não é o mesmo ao longo da vida. Ele passa por importantes processos de mudança que impactam o relacionamento com a empresa e sua marca.

É nesse momento que a empresa precisa se reposicionar frente às mudanças comportamentais do seu consumidor.
Outras mudanças a se considerar são nas estratégias dos concorrentes e até mesmo aqueles que estão entrando no mercado, além de crises e oportunidades que atingem o meio em que a empresa atua.

SERVIÇO

VIII JIC COM – Jornada de Iniciação Científica dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia

Tema: Leitura Crítica da Mídia – Fake News e Reposicionamento de Marcas

Quando: 14 e 15 de maio de 2018
Horário: 18h30 às 22h
Onde: Faculdade Araguaia – Unidade Bueno
Endereço: Av. T-10, nº 1047 – Setor Bueno – Goiânia-GO
Entrada gratuita

Modalidade de trabalho: Resumos Expandidos

Orientadores dos resumos:

– Prof. Frederico Carvalho
– Prof. Gildésio Bomfim
– Prof. José Antônio Cirino
– Profª. Juliana Junqueira
– Profª. Márcia Pimenta
– Profª. Roberta Barros
– Profª. Sandra Paro
– Profª. Viviane Maia

Grupos de Trabalho (GT’s):

– GT 1 – Ciberdemocracia
– GT 2 – Representação e Ideologia na Mídia
– GT 3 – Ética, Pós-Verdades e Manipulação no Discurso
– GT 4 – Análise Política da Mídia