GOIÂNIA GANHA UM APLICATIVO DA COLETA SELETIVA

Reportagem: Tálita Moaby

Edição: Profa. Viviane Maia

Edição do vídeo: Lucas Santos e Rafael Simões

Foi desenvolvido pelo engenheiro ambiental Madson Pingarilho, formado pela Faculdade Araguaia no início de 2017, um aplicativo onde se encontram tabelas com datas, horários e locais por onde passam os caminhões das coletas de lixo reciclável realizadas em toda região metropolitana. A coleta seletiva nos bairros têm por finalidade recolher de ruas e casas situadas na região metropolitana de Goiânia, materiais ou resíduos que certamente iriam para aterros ou lixões, possibilitando sua reciclagem e reutilização novamente.

Entrevista com Madson Pingarilho

Foto:Carla Valadares

O criador do aplicativo revela que a ideia surgiu por conta da necessidade de ter uma informação mais rápida em mãos sobre as rotas e horários da coleta seletiva, realizada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Pelo fato do aplicativo estar hospedado em um link, ele pode ser utilizado por smartfones com os sistemas Android ou IOS. Basta acessar htpp://coletaseletiva.esy.es/app/ para iniciar a pesquisa.

O publicitário Mayke Vinícius Morais Ferreira, 36 anos, conheceu o app através de um amigo. Ele relata que mudou para Goiânia e não sabia qual o dia da coleta seletiva no seu bairro, por isso utilizou o app. Satisfeito, ele diz recomendar o aplicativo por reconhecer a importância da separação do lixo reciclável. “Muita gente mistura os recicláveis com o lixo por não saberem os dias corretos da coleta”, alerta. Ele acrescenta que o app poderia ser ampliado, trazendo o telefone de reclamações, além de maiores informações sobre os lixos recicláveis. Técnico em Segurança do Trabalho, Weder Luiz Ferreira, 35 anos, diz que também indicaria o app pela facilidade de acesso.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Comurg e diretamente com a Diretoria Operacional do órgão, entretanto ninguém se pronunciou sobre a importância deste aplicativo para a limpeza urbana municipal.

Confira abaixo entrevista com o engenheiro ambiental Madson Pingarilho, criador do aplicativo.