IX Jornada Científica da Engenharia Agronômica debate carreira e negócios na agricultura

Texto e edição: Vinícius Martins

 

Com o propósito de promover a iniciação científica dos alunos e capacitá-los desde o primeiro período por meio da leitura, escrita e pesquisa científica, a Faculdade Araguaia realiza a IX edição da Jornada Científica do curso de Engenharia Agronômica. O evento acontece entre os dias 15 e 18 de maio, na unidade Bueno, nos horários matutino, de 8h às 12h, e noturno, de 18h30 às 22h. A entrada é gratuita.

O tema da Jornada neste ano é “Carreira & Negócios na Agricultura”. As perspectivas do agronegócio e empreendedorismo na agricultura familiar são questões centrais desta edição e complementam os estudos do curso, nos quais os acadêmicos da Engenharia Agronômica são estimulados a identificar problemas no campo, relativos ao agricultor e à profissão e trabalhar em possíveis soluções.

O principal papel da Jornada Científica, neste contexto, é o da inserção científica. É o que explica a coordenadora do curso, professora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso, em entrevista ao Araguaia Online. “Desde o primeiro período na Jornada, o aluno já começa a escrever o resumo científico, a saber que a escrita científica é diferente e a ler artigos científicos, não só livros didáticos, mas em um outro patamar.”

A coordenadora também ressalta a participação dos estudantes veteranos. “Os alunos do terceiro, quarto e quinto período em diante participam fazendo um resumo expandido, que é um mini artigo científico. Isso também os auxilia na escrita e a tendência é que ele chegue na fase do TCC (trabalho de conclusão de curso) e no projeto de pesquisa, por volta do décimo período com noção da escrita e da pesquisa bibliográfica. Por isso, incentivamos essa busca desde o primeiro período”, destaca.

Profa. Dra. Ressiliane Ribeiro Prata Alonso, coordenadora do curso de Engenharia Agronômica

Apresentações

A programação para os períodos matutino e noturno vai ter início no auditório da instituição. A partir do segundo dia, os alunos apresentam os trabalhos em horários específicos na quadra esportiva. As oficinas acontecem na sexta-feira (18), último dia do evento. Nestas, os estudantes precisam se inscrever com antecedência naquelas com as quais possuem maior afinidade. As temáticas são variadas e possuem limite de inscrições.

Os trabalhos práticos dividem-se em maquetes e protótipos. Por meio deles, os acadêmicos vão abordar qual a importância da união de agricultores familiares para a formação de cooperativas, visando a melhoria dos seus negócios, dentro da temática deste ano, “Carreira & Negócios na Agricultura”.

A professora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso admite ter boas expectativas para a IX edição da Jornada Científica da Engenharia Agronômica. “Temos falado há alguns semestres sobre Desenvolvimento Sustentável, um tema muito marcante para os alunos. Eu quis, junto ao nosso colegiado docente, trazer algo diferente para eles, trabalhar como funcionam os negócios na agronomia para o pequeno e para o grande produtor, quais as facilidades e os desafios que existem nesse meio. Nossas palestras são voltadas para o empreendedorismo na agricultura e no agronegócio”, diz.

Como qualquer mercado, a Engenharia Agronômica possui suas dificuldades. Entretanto, a coordenadora, apesar de realista, enxerga boas possibilidades. “Lógico que temos dois olhares, o dos benefícios e dos malefícios, mas acho que o evento dará uma abertura maior em termos de conhecimento para o aluno. Vamos falar sobre a carreira do agrônomo e gestão de carreiras. Por que é importante para o aluno, por exemplo, fazer um mestrado, uma especialização? Como deve ser a capacitação profissional e a qualificação? Queremos trazer para eles este olhar teórico e mais futurístico. Estamos olhando à frente, para o desenvolvimento profissional deles no campo. As perspectivas são ótimas”, finaliza.

SERVIÇO

IX Jornada de Iniciação Científica de Engenharia Agronômica da Faculdade Araguaia

Tema: Carreira & Negócios na Agricultura

Quando: 15 a 18 de maio de 2018
Horário: 8h às 12h para o turno matutino e 18h30 às 22h para o turno noturno
Onde: Faculdade Araguaia – Unidade Bueno
Endereço: Av. T-10, nº 1047 – Setor Bueno – Goiânia-GO
Entrada gratuita

CRONOGRAMA MATUTINO

Palestras (16/05/2018)

8h às 10 – Empreendedorismo na Agricultura Familiar – Giuliano de Freitas
10h às 12h – Negócios e Marketing Rural – Luiz Fernando de Araújo Júnior

Apresentação de trabalhos (17/05/2018)

8h às 10 – Apresentação de trabalhos das turmas de 1º e 2º período.
10h às 12h – Apresentação de trabalhos da turma de 3º período.

Oficinas (18/05/2018)

8h às 12h
Germinação e Emergência de sementes de soja – Deyner Damas Aguiar
Histoquímica em plantas medicinais – Divina Vilhalva

8h às 10h
Produção de substrato – Aline Assis Cardoso
Física básica – Rosane Castro

10h às 12h
Empreendedorismo – Antelmo Teixeira Alves

CRONOGRAMA NOTURNO:

Palestras (15/05/2018)

18h30 às 20h15 – Palestra institucional (CREA-GO) – Francisco Antônio Silva de Almeida
20h15 às 22h – Empreendedorismo na Agricultura Familiar – Giuliano de Freitas

Aula/Apresentação de trabalhos (16/05/2018)

18h30 às 20h15 – Aula
20h15 às 22h – Apresentação de trabalhos das turmas de 1º e 2º período.

Aula/Apresentação de trabalhos (17/05/2018)

18h30 às 20h15 – Aula
20h15 às 22h – Apresentação de trabalhos das turmas de 3º, 4º e 5º período.

Oficinas (18/05/2018)

18h30 às 20h15
– Uso e escrita do curriculum lattes – Glaucia Mesquita
– Incrustação de insetos – Aline Kamiya
– Produção de Sabão – Maria Cecília
– Técnicas de apresentação oral e trabalhos acadêmicos – Milton Gonçalves
– Física básica – Rosane Castro
– Integração lavoura-pecuária (ILP) – Arnaldo Bonfim (EMATER)
– Minicurso de calculadora científica Fx-82Ms – Michel Andraus
– Excel básico – André Luiz Silveira
– Germinação e Emergência de sementes de soja – Deyner Damas Aguiar