VIII Jornada Científica de Engenharia Civil e Construção de Edifícios debate inclusão e combate ao preconceito na construção civil

Texto: Avelino Mateus

Edição: Vinícius Martins

 

A temática da VIII Jornada de Iniciação Científica dos cursos de Engenharia Civil e Tecnologia em Construção de Edifícios da Faculdade Araguaia, foge aos padrões técnicos nesta edição. Os debates serão voltados para inclusão e combate ao preconceito, diferentemente de anos anteriores, em que os temas falaram sobre energias alternativas, reaproveitamento e meio ambiente. O evento ocorre nos dias 17 e 18 de maio, na Unidade Bueno, localizada na Avenida T-10, próximo ao Parque Vaca Brava.

Para o coordenador dos cursos, Professor Juliano Geraldo Ribeiro Neto, o tema desta edição é uma oportunidade para os alunos pesquisarem sobre temas além das técnicas da profissão. “Para os alunos especificamente, o desenvolvimento do trabalho é uma oportunidade que eles têm para trabalhar com pesquisa, produzir e ler, porque na parte de Engenharia Civil, por exemplo, as disciplinas em si são mais técnicas, mais focadas na parte de formação profissional”, declara.

O professor Juliano avalia que houve crescimento no número de mulheres interessadas neste mercado. “Quando me formei, em 2005, na minha turma haviam duas mulheres. Hoje você chega em uma sala aqui, 40 a 50% dela tranquilamente é formada por mulheres. Então é algo que tem chamado atenção para essas questões dentro do curso”, acrescenta.

Além do tema principal, as apresentações foram divididas em subtemas, que estabelecem o que cada turma deve pesquisar para elaboração do material.

As turmas de 1° e 2° período ficam com o tema “Questões étnico-raciais na construção civil”. 3° e 4° períodos abordam “Questões de desempenho e acessibilidade em edificações”. Os alunos de 5° e 6° estão incumbidos de trabalhar “Influência indígena e africana na construção civil”. E por fim, os alunos de 7° e 8° período apresentam “Diversidade sexual e de gênero: o preconceito na construção civil”.

A organização do evento foi dividida em dois módulos: na quinta-feira (17), os alunos de 1° a 4° período apresentam seus trabalhos no ginásio da instituição. Já os alunos de 5° a 8° período apresentam seus trabalhos em sala de aula. Na sexta-feira (18), acontece uma sequência de oficinas e minicursos, com palestras para agregar na área técnica de engenharia.

SERVIÇO

VIII Jornada de Iniciação Científica dos Cursos de Engenharia Civil e Tecnologia em Construção de Edifícios

Quando: 17 a 18 de maio de 2018

Horário: 18h30 às 22h

Onde: Faculdade Araguaia – Unidade Bueno – Av. T-10 n° 1047 – Goiânia-GO

Evento Gratuito

Informações: Unidade Bueno – (62) 3923-5400