Programa Caminhada Virtual do Cerrado resgata a história de Zeca Brejeiro

O novo episódio do Programa Caminhada Virtual do Cerrado — uma parceria entre o Instituto Altair Sales e a UniAraguaia – Centro Universitário — traz à tona a História de Zeca Brejeiro, figura que representa as antigas populações tradicionais do Cerrado. A narrativa destaca um dos tipos humanos mais característicos de outrora: o brejeiro, ressaltando sua importância cultural e histórica.

Além do enredo, o episódio é enriquecido por canções de autoria do Mestre Arnaldo, interpretadas por ele e pelo cantor e compositor Chico Aafa, com participações especiais de Marcos Biancardini. Algumas imagens e o fundo sonoro são dos geraizeiros Salustiano e Antônio Piaba (o primeiro já falecido), moradores da região do Tatu, município de Correntina, Bahia.

Antes do início da história, o professor Altair Sales Barbosa apresenta uma breve explicação sobre a figura antropológica do brejeiro, proporcionando ao público um contexto histórico e cultural mais profundo.

A produção e edição do programa ficaram a cargo de Mestre Arnaldo e Professor Altair Sales, com apoio da equipe técnica composta pela coordenadora adjunta da Sala Verde UniAraguaia, professora Lara Spíndola, pela coordenadora da Sala Verde, professora Tatiana Carilly, pelo editor de vídeo Júnior e pela assessora de marketing Isabela Santana.

O episódio é um convite à preservação da memória e da identidade cultural do Cerrado, por meio de música, narrativa e pesquisa histórica.

 Assista ao episódio completo aqui: https://youtu.be/qndgz_I1mw4

Read Previous

Goiânia recebe o 1º Encontro Mãos que Vibram em prol da conscientização sobre o Parkinson