Curso de Enfermagem será ofertado pela UniAraguaia a partir de agosto

Redação: Raquel Moura

Edição: Ana Maria Morais

A partir do segundo semestre de 2022, o Centro Universitário UniAraguaia terá em sua grade o curso de Enfermagem. A Professora Ma. Jordana Campos, que coordena também o curso de Fisioterapia na instituição, explica que o corpo docente  está em construção, mas já conta com mestres e doutores dos núcleos da saúde que, além de atuarem na docência, têm vasta experiência na prática clínica, o que irá assegurar aos alunos uma vivência e oportunidade de formação e preparação para serem enfermeiros e se inserirem no mercado de trabalho.

É interessante entender quais são os critérios do MEC para o credenciamento de instituições particulares de ensino superior. Uma instituição que pretende oferecer cursos superiores, seja na modalidade presencial ou EAD, precisa atender todas exigências do MEC e ser aprovada pela comissão avaliadora. O MEC avalia as instituições de ensino utilizando dois conceitos, o primeiro é o Índice Geral de Cursos (IGC) – média calculada pela avaliação de todos os cursos de graduação e pós graduação. O segundo é o Conceito Institucional (CI) – que é a nota atribuída pela comissão avaliadora a partir de visitas à instituição de ensino. Toda a estrutura das instalações físicas da faculdade é avaliada, além da gestão e das políticas de Recursos Humanos e o Plano de desenvolvimento Institucional.

É necessário que a instituição apresente uma solicitação junto ao MEC, atendendo as exigências necessárias. Depois que o curso é autorizado, é necessário que ele seja reconhecido antes da formatura da primeira turma. O reconhecimento é obtido a partir da visita de uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep) que avalia corpo docente, laboratórios, biblioteca, grade curricular e todos os elementos relacionados ao curso. Uma vez que o curso é reconhecido, existe um prazo de validade, e por isso precisa ser renovado periodicamente.

A Professora Jordana fala da expectativa para o início do curso: “Nossa expectativa é a melhor, acreditamos que estamos preparados para receber um curso de tanta importância para sociedade civil quanto é a enfermagem. A UniAraguaia é uma instituição que busca oferecer aos seus discentes a oportunidade de aprendizagem no mais alto nível de tecnologia e evidências científicas, possibilitando que sejam profissionais de excelência. A instituição foi preparada para o início do curso, tendo já instituído laboratórios de práticas de enfermagem com  equipamentos específicos e que simulam a realidade profissional e clínica, além de já estarem firmadas parcerias com hospitais e instituições de saúde que vão possibilitar que nossos alunos tenham vivência da prática clínica desde o início de sua formação”, assegura.

Read Previous

Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da UniAraguaia recebeu Selo de Excelência da ANDEST

Read Next

Curso de Psicologia realiza palestra sobre questões étnico-raciais