Curso de Fisioterapia da UniAraguaia promoveu aula de pilates na ação da APCAM

Sob a coordenação de professores, alunos da Fisioterapia promoveram dinâmicas de prevenção e promoção de saúde em comemoração ao Outubro Rosa

Redação: Gabriella Castro

Edição: Ana Maria Morais

Nos dias 21 e 27 de outubro, os alunos do curso de Fisioterapia, do Centro Universitário UniAraguaia, participaram de um evento na Loja Rosa Bougainville. A ação de atividades físicas foi destinada à campanha do mês de outubro para a prevenção ao câncer de mama, em parceria com a Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APCAM).

Sob supervisão da coordenadora do curso, Jordana Campos, e também professora da disciplina de Fisioterapia na Atenção Primária, os alunos proporcionaram atividades para promover saúde e prevenir doenças, desenvolvendo aulas de pilates com exercícios para melhorar a amplitude de movimento do membro superior e fortalecer o tronco para melhorar a respiração e diminuir a dor das mulheres que estão em tratamento de câncer de mama.

Todos os alunos conseguiram cumprir com os objetivos propostos, tanto teóricos, quanto de responsabilidade social. “Parte da turma ficou por ministrar as aulas de pilates e os outros, responsáveis pela organização. Eles planejaram tudo com muito carinho, produziram camisetas, lembrancinhas, flyers e lacinhos do outubro rosa”, contou a fisioterapeuta Jordana.

A caloura Ana Paula disse que estava insegura por ser aluna do 1° período, mas que conseguiu passar segurança para as pacientes que atendeu. “Foi gratificante ter a oportunidade de participar e colocar em prática o que aprendi ao longo do ano e conseguir vivenciar a prática da profissão”, disse Ana.

A aluna Lavínia Olimpio, do 2° período, relatou que as expectativas para o primeiro evento aberto ao público estava alta, pois seria seu primeiro atendimento. “Foi gratificante vivenciar essa oportunidade de interagir com as pacientes, possibilitando viver o dia a dia do profissional de fisioterapia, além da responsabilidade social”, disse Lavínia.

A aluna Daniele Silva completou que essa ação contribuiu para os conhecimentos estudados na disciplina da professora Jordana. “A fisioterapia tem um papel fundamental no tratamento do câncer de mama para reduzir os riscos e as complicações que a doença traz e o pilates ajuda a aliviar as dores e fadiga das pacientes”, explicou Daniele.

Ana Maria - UniAraguaia

Read Previous

UniAraguaia oferece ciclo de palestras aos estudantes de Engenharia Civil

Read Next

Cursos de Comunicação da UniAraguaia realizam o V Seminário da Consciência Negra