Força tarefa no período chuvoso no combate ao Aedes Aegypti

Texto: Jonathan Cavalcante

Edição: Vinícius Martins

Mosquito Aedes Aegypti. Crédito da foto: Pixabay

 

Prevenção é a palavra-chave no período chuvoso em Goiás, que vai de outubro até maio. É o que explica a coordenadora técnica de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Patrícia Godoi. “Se cada um não fizer sua parte, a gente não consegue sozinho”.

Com essa intensificação é possível visitar todos os imóveis da cidade neste início de período chuvoso. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é fazer essa cobertura e, no próximo mês, promover mais mobilizações, chamando a população para o combate ao mosquito.

Os sintomas de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Saiba como é feito o trabalho de prevenção, bem como dicas para a população na entrevista com a coordenadora técnica de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Patrícia Godoi.

Ouça a reportagem do aluno Jonathan Cavalcante:

Read Previous

Goianos não conhecem o perigo da diabetes

Read Next

Animais de estimação também são fumantes passivos