Nutrição Uniaraguaia promove atendimento ambulatorial de crianças e adolescentes

Alunos foram desafiados a realizarem diversos casos clínicos | Foto: Uniaraguaia

Alunos foram desafiados a realizarem diversos casos clínicos | Foto: Uniaraguaia

Giovanna Lyssa

A coordenação do curso de Nutrição do Centro Universitário Araguaia (Uniaraguaia) deu início ao projeto Nutrição Materno Infantil: Cuidando do Amanhã, Hoje. O evento foi realizado na Clínica Escola da Unidade Bueno, na última segunda-feira, 13, nos períodos matutino e noturno. Com o intuito de desenvolver competências práticas em laboratório, o projeto ofereceu atendimentos gratuitos para crianças e adolescentes da comunidade.

Os alunos do 6° período de Nutrição foram responsáveis pelas avaliações com a supervisão da nutricionista e coordenadora do curso, Maria das Graças Freitas. Segundo ela, o intuito do projeto é dar aos alunos vivência de casos clínicos diversos:

“O grande objetivo é justamente que os alunos apliquem na prática toda a diversidade que a gente tem em relação a casos clínicos, para que eles consigam exercitar esse atendimento e a comunicação com os pacientes. Desenvolvendo as habilidades que eles aprenderam durante o curso, principalmente durante essa disciplina”, afirma Freitas.

Sobre os Atendimentos

Coordenadora Maria das Graças Feitas com suas alunas de Nutrição | Foto: Uniaraguaia
Coordenadora Maria das Graças Feitas com suas alunas de Nutrição | Foto: Uniaraguaia

Durante o evento, foram realizados 10 atendimentos, sendo cinco no período matutino e cinco no noturno. A coordenadora também ressalta que os grupos de trabalho foram divididos visando maior aproveitamento dos alunos na dinâmica.

Ela destaca que os alunos lidaram com situações reais e desafiadoras, pois durante a atividade foram identificados alguns casos complexos.

“A gente teve alguns quadros de crianças com anemia e com baixo peso, então a gente sabe que esses são desfechos que implicam de forma negativa o potencial de crescimento e desenvolvimento dessas crianças. Os alunos tiveram que intervir sobre essas condições, que são condições reais, porque no mundo real não existe sempre uma resposta certa como numa prova. É necessário fazer uma adaptação, uma leitura ampliada, essa criança é uma pessoa, tem uma família e está inserida num contexto sócio político e econômico” informa.

Aluna dando orientações nutricionais para criança | Vídeo: Uniaraguaia

Primeiras experiências

Para Carolina Aires, aluna do 6 ° período de Nutrição, que realizou atendimentos no evento, a proposta do projeto de extensão foi uma excelente oportunidade.

“Nessa atividade nós aplicamos a teoria na prática, com uma experiência real de atendimento ao público Materno Infantil, em que podemos oferecer orientações nutricionais adequadas tanto para as mães, quanto para as crianças em cada fase da vida delas”, explica a estudante.

Carolina, também contou que a atividade proporcionou o seu primeiro contato com o público infantil dentro da profissão. No qual, segundo ela, é necessário desenvolver o mundo lúdico da criança. Acompanhe os áudios abaixo para saber mais.

O projeto veio para ficar

Aluna participando e orientando crianças com atividade educativa | Vídeo: Uniaraguaia

A coordenadora Maria Freitas afirma que pretende continuar o projeto nos próximos anos, proporcionando aos alunos a oportunidade de estarem cada vez mais preparados para os desafios do mercado profissional. Ela também compartilhou seu feedback sobre o evento:

Read Previous

Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda promovem o VI Seminário da Consciência Negra

Read Next

Déficit de vagas na educação infantil em Goiânia: desafios que impactam famílias