Observatório das Mulheres analisa a prática do cancelamento feita com participantes do BBB 21

Redação: Itana Amaral

Edição: Ana Maria Morais

O Observatório das Mulheres, seção do curso de Direito da UniAraguaia, realizou uma live no dia 05 de fevereiro de 2021, com as palestras das professoras Ma. Camilla Santiago e Ma. Marcela Iossi, com o tema “Militância ou lacração? Uma análise jurídica da sociedade do cancelamento apartir do BBB 21”.

Sociedade do cancelamento é um termo designado quando um indivíduo tem um comportamento considerado errado pela sociedade, e esse comportamento é repudiado, levando a pessoas a fazerem críticas nas redes sociais e deixar de seguir o perfil do indivíduo em questão.

A palestrante e professora Camilla Santiago relata que esse tema desperta o interesse dos seus alunos, não só por falar em cancelamento, mas por uma análise jurídica baseada no comportamento dos indivíduos participantes do Big Brother Brasil (BBB). “Houve bastante interesse e participação nessa live em específico, para além disso, a live trouxe uma boa devolutiva e até hoje esse assunto é abordado em sala de aula.” ressalta a professora.

Um dos alunos e participantes do evento, Wemerson Nunes, estudante do 5º período do curso de Direito, relatou: “Antes nós não tínhamos um crime de stalkear no código penal, e hoje já temos, que é perserguir uma pessoa reiteradamente.”

A palestra traz uma análise, como exemplo, sobre a ex-bbb Karol Konka, que foi cancelada durante sua participação no reality show e, durante a palestra, foi visto juridicamente o impacto que isso trouxe na sua vida.  

O estudante Wemerson acrescenta: “Existe uma cultura do cancelamento e existe uma aceitação social disso, que é o primeiro ponto. O segundo ponto, é que essa cultura traz efeitos e efeitos não só jurídicos, extrapolam mais do que a juridicidade, porque os efeitos já são pessoais, psicológicos e principalmente na estabilidade que a pessoa tem nas redes sociais. Quando essa estabilidade vira instabilidade em um virar de chave é justamente onde há controvérsias.”

As palestrantes concluíram que, para que esse cancelamento seja superado pela sociedade, é necessária uma mudança positiva em seu comportamento, reconhecimento dos erros cometidos e uma melhor monitoração das suas atitudes perante a sociedade.   

Read Previous

Curso de Direito discute ciência política e eleições 

Read Next

Cursos oferecem palestra sobre Declaração de IRPF