Palestra do curso de Pedagogia discorreu sobre técnicas para facilitar a revisão bibliográfica

Redação: Plínia Ferreira

Edição: Ana Maria Morais

No dia 26 de abril foi realizada uma palestra no curso de Pedagogia, com o tema “Trilhas e técnicas para uma revisão bibliográfica no campo educacional”. A atividade é parte da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil e teve como  mediador professor doutor José Firmino de Oliveira Neto e como palestrante a professora mestra Mayline Regina Silva. O primeiro questionamento foi: o que é revisão bibliográfica? Mayline Regina explicou que é a base da pesquisa científica, é o conhecimento que veio antes, que leva a novos conhecimentos acerca de algo, e que é de grande importância buscar os trabalhos mais recentes.

De acordo com a palestrante, na revisão bibliográfica um elemento importante é delimitar o problema de pesquisa, procurando novas linhas de investigação, propondo perspectivas metodológicas e identificando recomendações para uma investigação futura. Ela citou alguns sites que são referência em trabalhos acadêmicos, o Scientific Electronic  Library Online ( scielo)  Google Scholar ( acadêmico) Biblioteca Digital Brasileira De Teses e Dissertações ( BDTD) Biblioteca digital universitárias, Biblioteca gratuita (https://pt.zlib.org/).

Mayline Regina discorreu ainda sobre a necessidade de se fazer fichamentos das leituras para auxiliar na redação do texto acadêmico. Segundo a professora, é importante que se faça estas perguntas:  1. Qual o contexto em que o/a autor/a escrever ? 2. Qual tema principal do livro? 3. Qual é o objetivo do livro?  4. Quais os principais argumentos mencionados? 5. Qual a tese apresentada pelo/a autor/a? 6. Quais propostas o/a autor/a apresenta para se chegar à tese? 7. Você concorda com o que o autor propõe? Por quê? E, por último, sugere ela, deve se fazer o comentário sobre algo importante do livro, que não tenha sido mencionado nas questões anteriores.

Ana Maria - UniAraguaia

Read Previous

Ciclo de Palestras do curso de Nutrição continua até 21 de maio

Read Next

Curso de Direito da Uniaraguaia realiza discussão sobre o ECA