Palestra do curso de Pedagogia discorreu sobre técnicas para facilitar a revisão bibliográfica

Redação: Plínia Ferreira

Edição: Ana Maria Morais

No dia 26 de abril foi realizada uma palestra no curso de Pedagogia, com o tema “Trilhas e técnicas para uma revisão bibliográfica no campo educacional”. A atividade é parte da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil e teve como  mediador professor doutor José Firmino de Oliveira Neto e como palestrante a professora mestra Mayline Regina Silva. O primeiro questionamento foi: o que é revisão bibliográfica? Mayline Regina explicou que é a base da pesquisa científica, é o conhecimento que veio antes, que leva a novos conhecimentos acerca de algo, e que é de grande importância buscar os trabalhos mais recentes.

De acordo com a palestrante, na revisão bibliográfica um elemento importante é delimitar o problema de pesquisa, procurando novas linhas de investigação, propondo perspectivas metodológicas e identificando recomendações para uma investigação futura. Ela citou alguns sites que são referência em trabalhos acadêmicos, o Scientific Electronic  Library Online ( scielo)  Google Scholar ( acadêmico) Biblioteca Digital Brasileira De Teses e Dissertações ( BDTD) Biblioteca digital universitárias, Biblioteca gratuita (https://pt.zlib.org/).

Mayline Regina discorreu ainda sobre a necessidade de se fazer fichamentos das leituras para auxiliar na redação do texto acadêmico. Segundo a professora, é importante que se faça estas perguntas:  1. Qual o contexto em que o/a autor/a escrever ? 2. Qual tema principal do livro? 3. Qual é o objetivo do livro?  4. Quais os principais argumentos mencionados? 5. Qual a tese apresentada pelo/a autor/a? 6. Quais propostas o/a autor/a apresenta para se chegar à tese? 7. Você concorda com o que o autor propõe? Por quê? E, por último, sugere ela, deve se fazer o comentário sobre algo importante do livro, que não tenha sido mencionado nas questões anteriores.

Read Previous

Ciclo de Palestras do curso de Nutrição continua até 21 de maio

Read Next

Curso de Direito da Uniaraguaia realiza discussão sobre o ECA