Foto: Geisa Peixoto
Nos dias 18 e 19 de junho, a UniAraguaia participou do seminário “Educação Profissional em Foco”, realizado no Sesc Cidadania. O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e o Governo de Goiás, teve como objetivo discutir a Educação Profissional no contexto do desenvolvimento econômico e os desafios sociais atuais.
O primeiro dia reuniu diversas instituições e profissionais da área educacional para discutir o fortalecimento da Educação Profissional nos marcos regulatórios da educação brasileira. O evento também promoveu a troca de experiências desenvolvidas em Goiás, no Brasil e em outros países, e incentivou a formação de uma rede de colaboração entre os agentes envolvidos.
A programação do segundo dia foi marcada por palestras e oficinas. Destacou-se a oficina “Transformando salas de aula em laboratórios de inovação: o papel crucial da impressão 3D na Educação”, ministrada pela professora mestra Luana Machado. Durante a oficina, Luana demonstrou como a impressão 3D pode revolucionar o ensino, permitindo a criação de protótipos, modelos e ferramentas de aprendizado prático.
“A integração da tecnologia de impressão 3D nas práticas educacionais em Goiás e no Brasil representa uma grande oportunidade para fortalecer a Educação Profissional e promover a socialização de experiências inovadoras. Essa tecnologia permite o desenvolvimento de habilidades técnicas e criativas, essenciais para a formação profissional moderna, e facilita um aprendizado interdisciplinar ao conectar diversas áreas como administração, engenharia, arquitetura, pedagogia, matemática, ciências, artes, tecnologia, dentre outras. Além disso, a impressão 3D estimula a inovação e o empreendedorismo, permitindo que estudantes desenvolvam e realizem a prototipagem de novas ideias e produtos, o que é crucial em um mundo cada vez mais voltado para a tecnologia”, afirma Luanna.
A coordenadora do curso de Engenharia Civil da UniAraguaia, professora Tairine Carneiro, também destacou a importância das novas tecnologias apresentadas no seminário para a formação dos alunos. “Um tema que foi muito discutido no seminário foi sobre o uso da impressora 3D e de metodologias ativas, o que mostra a necessidade de implementação de tecnologias no processo de aprendizado do aluno, seja ele de ensino fundamental, médio ou superior, em especial na área da Engenharia”.
“Já se sabe que as habilidades técnicas, conhecidas como hard skills, são essenciais na formação de um engenheiro, porém, é igualmente necessário que esse profissional saiba lidar com as adversidades que surgem e com um mundo em constante transformação. Entende-se então que o estudante desta área desenvolva também as habilidades comportamentais, chamadas de soft skills. Isso inclui ter uma visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora. Para isso, tem-se buscado alternativas para formar engenheiros mais capacitados, como o uso de metodologias ativas, atividades de extensão, sempre incluindo tecnologias e inovações na formação do aluno”, afirma Tairine.
O debate de relatos de experiências na Educação Profissional foi considerado o ponto de partida para que as discussões se materializassem em proposições efetivas nas instituições comprometidas com a formação de jovens para uma atuação profissional. Os participantes do seminário destacaram a importância de continuar fortalecendo a rede de colaboração entre os agentes envolvidos, visando sempre a melhoria e inovação na Educação Profissional.
Com a presença da UniAraguaia, o seminário “Educação Profissional em Foco” reforçou seu compromisso com o desenvolvimento de uma educação de qualidade, alinhada às necessidades do mundo de trabalho e aos desafios econômicos e sociais atuais.
Fotos: Geisa Peixoto