5º Campanha Contra a Pobreza Menstrual é iniciada pelos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Donativos são direcionados para a Pastoral de Rua da Paróquia Santa Edwiges | Foto: Uniaraguaia

Donativos são direcionados para a Pastoral de Rua da Paróquia Santa Edwiges | Foto: Uniaraguaia

Do dia 6 a 18 de novembro, a Coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Araguaia (Uniaraguaia) estará realizando a V Campanha Contra a Pobreza Menstrual, que visa a arrecadação de pacotes de absorventes descartáveis e coletores menstruais para a Pastoral de Rua da Paróquia Santa Edwiges.

Segundo a coordenadora dos cursos, a professora Viviane Maia, a campanha surge como uma proposta de resistência à decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que vetou trechos da lei que previam a oferta gratuita de absorventes femininos e outros cuidados básicos de saúde menstrual.

De acordo com dados da pesquisa divulgada em 2021 pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 713 mil meninas no Brasil vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio. Além disso, mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

É diante desse cenário que o ex-presidente Jair Bolsonaro, em uma atitude misógina e machista, segundo Viviane, decidiu vetar o projeto de lei que definia a distribuição gratuita de absorventes.

“Como mulheres, percebemos uma crueldade nessa decisão de proibir a distribuição gratuita de absorventes, um item que é tão barato e que não oneraria os cofres públicos. É uma situação de vulnerabilidade financeira. Muitas dessas mulheres estão na extrema pobreza ou, até mesmo, são população de rua”, indaga a coordenadora.

Dessa forma, como um ato de resistência ao veto de Bolsonaro, a coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda realiza, semestralmente desde 2021/2, a arrecadação de absorventes descartáveis e coletores menstruais para a população em situação de vulnerabilidade, incluindo meninas e mulheres.

Todos podem realizar doações, mas os alunos da Uniaraguaia receberão horas extracurriculares por suas doações.

Para cada pacote com 8 unidades de absorventes descartáveis arrecadados, valerá 1 hora extracurricular. Além disso, cada coletor menstrual doado equivale a 5 horas extracurriculares.

As doações podem ser feitas diretamente na Coordenação dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, no bloco 4 da Unidade Bueno, localizada na Avenida T-10.

Serviço

V Campanha Contra Pobreza Menstrual

Quando: 6/11 a 18/11

Onde: Coordenação dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda – Avenida T-10 , nº 1.047, no Setor Bueno

Itens para arrecadação: Pacote básico de absorvente e Coletor MenstrualInformações: coordpublicidade@uniaraguaia.edu.br

Read Previous

Enem 2023: Como acessar os locais de prova

Read Next

Oficinas Interativas finalizam a Semana de Integração Acadêmica de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UniAraguaia