Cursos de Comunicação da UniAraguaia realizam o V Seminário da Consciência Negra

Redação: Raquel Moura

Edição: Ana Maria Morais

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UniAraguaia realizam na próxima quinta – feira, dia 18, o V Seminário da Consciência Negra: Comunicação e Negritude, alinhado à pauta norteadora do semestre: Comunicação, Arte e Resistência .  O seminário será apresentado no turno matutino e noturno, com a mediação da professora dos Cursos de Comunicação, Ludmila Almeida.  Para debater o tema, o evento contará com Ana Paula Oliveira, mestranda em História pela UnB e ativista do movimento negro e de mulheres negras; Eduarda Nunes, jornalista, repórter do Favela em Pauta e coordenadora de conteúdo da Agencia Retruco, de Pernambuco; Fátima Tertuliano, estudante de jornalismo, quilombola Kalunga; e Frei Paulo Cantanhede, doutor em Educação, Frade dominicano e professor na UEG.

É celebrado no dia 20 de novembro o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra,  uma referência à morte de Zumbi de Palmares, negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade. Foi líder do Quilombo dos Palmares e morto em 1695 na região de Alagoas. Sua vida foi marcada pela luta contra a escravidão que terminou oficialmente 190 anos após sua morte  — no dia 13 de maio de 1888 com a Lei Áurea. O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira. A data foi decretada como feriado em mais de mil cidades brasileiras.

A acadêmica do Curso de Publicidade e Propaganda da Instituição, Larissa Geovana, destaca a importância do evento: “A promoção desse evento pela faculdade é de extrema importância, pois é aqui que nos formamos como profissionais. Como futuros comunicólogos e agentes sociais, precisamos ter contato com esse tema e discussão diariamente, principalmente para ser resistência neste país”.

O evento será destinado aos alunos dos Cursos de Comunicação, aos demais estudantes dos outros cursos da instituição e também será aberto ao público em geral.

O Seminário acontece de forma remota, via Google Meet, no dia 18 de novembro, as 8h30 no matutino, e as 18h30 no noturno. O link será disponibilizado nas redes sociais dos cursos de Comunicação da UniAraguaia.

Read Previous

Curso de Fisioterapia da UniAraguaia promoveu aula de pilates na ação da APCAM

Read Next

Marca de sapatos de Goiânia representa o estado de Goiás no desfile São Paulo Fashion Week