A Gastronomia é novidade na Faculdade Araguaia

Texto: Naddiny Barros

Edição: Vinicius Martins

 

A Faculdade Araguaia abriu, no segundo semestre de 2018, a oportunidade para o curso de Gastronomia, na unidade Passeio das Águas, localizada na Avenida Perimetral, no Jardim Diamantina, em Goiânia. O curso é tecnológico, com duração de dois anos – equivalentes a quatro semestres –, e conta com mais de 30 alunos em suas turmas, abertas nos períodos matutino e noturno. Os estudantes podem optar pela realização da pós-graduação, após a conclusão do curso.

Em sua grade curricular, o curso oferece uma jornada gastronômica rica em aprendizado, que passa pela cozinha tradicional, percorrendo até a contemporânea, explorando diversas cozinhas, dentre elas a europeia, americana, oriental e diversas outras. Já no primeiro período, os estudantes têm a oportunidade de ir além das aulas teóricas, caminhando também para as aulas práticas que não se limitam ao laboratório do curso. Participam de workshops, feiras, atendem as comunidades para levar o que aprenderam, e então, atender a demanda da população, em especial, no que se relaciona a gastronomia sustentável.

O curso da instituição oferece micro aulas, oficinas organizadas e desenvolvidas pelos próprios alunos, com o auxílio dos professores para incentivar a criatividade e imaginação dos acadêmicos e claro, sua autonomia.

Em entrevista ao Araguaia Online, a coordenadora do curso de Gastronomia, Lana Pacheco Franco explica, “O mercado da gastronomia é concorrido e extremamente exigente. Os estabelecimentos buscam cada vez mais por profissionais qualificados”. Sobre a localização da unidade Passeio das Águas, a professora complementa, “A localização traz muitas vantagens, como estacionamento gratuito, mais segurança e o acesso à praça de alimentação. Também facilita na realização de eventos e atividades de extensão, pelo contato com a comunidade”.

Lana Pacheco Franco, coordenadora do curso de Gastronomia. Foto: Naddiny Barros.

O Professor, Gastrônomo e Turismólogo, Alessandro Silva relata, “O curso de Gastronomia está sendo cada vez mais reconhecido e exigido principalmente em empresas de médio a grande porte. Portanto, faltam profissionais qualificados no mercado e destacam-se aqueles que procuram uma boa formação”.

Atuação na Gastronomia

O gastrônomo Alessandro Silva contou ao Araguaia Online sobre sua história na Gastronomia e de onde nasceu essa paixão pela profissão. “A gastronomia bateu em minha porta aos 12 anos. Veio em forma de necessidade, quando minha mãe ficou doente, e segundo ela, me preparou para sua partida, me ensinando as receitas que ela aprendera também quando jovem”.

Segundo ele, sua primeira receita foi o famoso ‘arroz com cenoura’, utilizou técnicas advindas de geração. Por fim, relembrou os ensinamentos de sua mãe: “Ela me ensinou para além do senso comum, me ensinou a gastronomia emocional. Hoje, após 25 anos, repasso para os meus alunos a mesma essência do passando e acrescentando técnicas de preparo que aprendi também em minha vida acadêmica e profissional”.

Professor Alessandro Silva coordena as práticas e eventos do curso. Foto: Naddiny Barros.

Excelência de ensino

Sendo excelência de ensino, a Faculdade Araguaia está sempre à frente, buscando novidades e oferecendo a população goiana, a oportunidade de fazer um curso que está em constante crescimento, acreditando e potencializando o futuro.

Acompanhe as novidades do curso de Gastronomia da Faculdade Araguaia pelo Instagram: @gastronomia_araguaia

0 Reviews

Write a Review