Cursos de Comunicação Social realizam Semana de Integração Acadêmica

Redação: Thais Mundim

Edição: Ana Maria Morais

Os cursos de Comunicação Social da UniAraguaia (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) realizaram, entre os dias 29 de março e 1º de abril, a Semana de Integração Acadêmica. Após dois anos sendo realizada virtualmente, a Semana contou com eventos presenciais no auditório da unidade Bueno e com uma visita técnica ao Sistema de Comunicação Sagres.

A professora Viviane Maia, coordenadora dos cursos de Comunicação Social, ressaltou a importância do evento: “A Semana de Integração Acadêmica e essas outras atividade extracurriculares são importantes porque no dia a dia, na sala de aula, a gente já falou sobre as técnicas, os conteúdos básicos que o jornalista e o publicitário devem ter acesso, devem aprender para a execução do seu ofício. Essas atividades [extracurriculares] vêm como uma complementação, um algo a mais, porque elas trazem discussões, reflexões que muitas vezes não são tratadas em sala de aula, e com uma coisa mais interessante: com pessoas de fora. Então, é uma oportunidade que a gente tem de trazer olhares novos que estão além do nosso corpo docente”.

Aula Magna

Viviane Maia recebe os palestrantes da Aula Magna, Rodrigo Cássio, professor adjunto da FIC-UFG (à esquerda) e Thiago Franco, coordenador do curso de Relações Públicas da UFG e professor do PPG interdisciplinar em Direitos Humanos

A Aula Magna foi realizada na terça-feira, 29 de março, às 18h30 no auditório da unidade Bueno. O evento contou com a participação de Thiago Franco, coordenador do curso de Relações Públicas da UFG e professor do PPG interdisciplinar em Direitos Humanos, e de Rodrigo Cássio, professor adjunto da FIC-UFG. Eles compartilharam com os alunos um pouco de suas jornadas profissional e acadêmica, além de abordarem temas como democracia e imprensa livre.

Na Aula Magna também foram apresentados o corpo docente dos cursos de Comunicação Social e a pauta norteadora do semestre, “A era do conteúdo: batalhas narrativas e o culto ao amador”, que será explorada ao longo deste semestre na UniAraguaia.

Viviane contextualizou o cenário atual da cultura digital e explicou a escolha da pauta norteadora deste semestre: “Na contemporaneidade, uma das principais características da cultura digital é que todos nós, hoje, somos produtores e distribuidores de conteúdos em grande escala. Há 20 anos, por exemplo, somente os meios de comunicação de massa tinham esse poder de se comunicar com várias pessoas simultaneamente. Até um tempo atrás, quem assumia discursos? Quem falava sobre saúde? O profissional da saúde. Quem falava sobre questões sociais? Os sociólogos. Sobre questões políticas? Políticos. São pessoas que a gente chama de especialistas. Hoje a gente vê na web as pessoas se posicionando sobre os conteúdos mais diversos e em muitos casos o que nos chama a atenção é que são pessoas que não são qualificadas. Então essa é uma inquietação, uma percepção do corpo docente e que traz essa reflexão: qual é o papel de especialistas na contemporaneidade? O amador, o amador que a gente fala é quem não é formado naquela área, ele também pode palpitar? Essa é nossa discussão, nosso objetivo é refletir sobre isso ao longo do semestre”.



Encontro de Egressos

Na quarta-feira, 30 de março, ocorreu o Encontro de Egressos, às 8h30 e às 18h30. O evento é marcado pela presença de profissionais de Comunicação Social formados pela UniAraguaia, os quais retornam à instituição para compartilhar suas experiências com os atuais alunos de comunicação social.

Os convidados do encontro matutino foram os jornalistas Beatriz Borges, redatora da Probel Colchões; Brunelle Portela, repórter da TV Brasil Central (TBC) e Raphael Bezerra, editor executivo do jornal O Hoje, e os publicitários Matheus David Ferreira, proprietário e CEO na Young Comunicação Digital; Polyanna Alves, proprietária da Bendito Marketing e Gabriel Serejo, UX designer na Agência Industrial.

Já no noturno participaram os jornalistas Layla Gontijo, repórter do Mais Goiás; Leonardo Calazenço, repórter do Diário de Goiás; os publicitários Victor Machado, atendimento publicitário na Capital Mídias, e Marcos Ferreira, analista de marketing no Grupo Palme, e o comunicador Thiago Xistos, supervisor de comunicação no Centro de Oncologia Honcord.

Os egressos falaram de quando eram alunos, contaram como foi o ingresso e suas experiências no mercado de trabalho da comunicação, deram conselhos para os alunos como aproveitar todas as disciplinas e o conhecimento dos professores, participar de oficinas e eventos promovidos pela faculdade. Eles também tiraram as dúvidas dos alunos no final do encontro.

XIV Cineclube Araguaia

Ricardo Oliveira, advogado trabalhista e professor universitário, Vitor Machado, roteirista e produtor audiovisual, e Danilo Kamenach, produtor audiovisual, participaram do debate mediado pelo professor e pesquisador do audiovisual Murilo Bueno


O Cineclube Araguaia contou com uma sessão na quinta-feira, 31 de março, às 8h30, no auditório da unidade Bueno. Em sua 14ª edição, a obra exibida e analisada no Cineclube foi Hated in the Nation, sexto e último episódio da terceira temporada da série Black Mirror.
Danilo Kamenach, produtor audiovisual, Vitor Machado, roteirista e produtor audiovisual (UEG), e Ricardo Oliveira, advogado trabalhista e professor universitário, participaram do debate mediado pelo professor e pesquisador do audiovisual Murilo Bueno.
Os convidados analisaram o episódio tecnicamente, elogiando a fotografia e jogo de câmeras, falaram bem do roteiro, do destaque feminino, além de exaltarem as críticas presentes no episódio que leva o espectador a refletir sobre a atual cultura do cancelamento, a qual traz uma falsa sensação de justiça, o ódio gratuito na internet, que acarreta muitas vezes em casos de suicídio, como exemplificado pelos convidados. Os alunos também participaram da discussão por meio de perguntas.


Visita técnica ao Sistema Sagres de Comunicação


Na sexta-feira, 1º de abril, às 9h, aconteceu a visita técnica ao Sistema Sagres de Comunicação. No último evento da Semana de Integração Acadêmica, os alunos conheceram os estúdios de gravação do Sagres Educa, da Rádio Sagres 730 (o qual é referência no país por sua estrutura de vidro), a equipe de redação, administração e comercial. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a transmissão ao vivo do programa Conexão Sagres e conversar com o apresentador Rubens Salomão, o qual explicou como funciona o estúdio mobile da Sagres que usa celulares para a transmissão dos programas e possibilita a mobilidade do estúdio.

Diretora de RH, Cleia Medeiros, guia os alunos durante a visita técnica e faz uma parada no telejornal apresentado por Rubens Salomão


A visita foi guiada pela funcionária Cleia Medeiros, diretora de Recursos Humanos da Sagres. Ela contou um pouco da história do Sistema Sagres de Comunicação, o qual é composto pela Rádio Sagres 730 (que já foi a Rádio Clube de Goiânia, a Rádio K e era a Rádio 730 até 2018), Sagres TV (operou como TV Cerrado entre a década de 1970 e 2018, quando passou a fazer parte do Sistema Sagres e adotou o nome atual), Sagres On, Escola Sagres e Fundação Sagres. Ela falou sobre o prédio que a Sagres divide com a Fundação Pró-Cerrado, Núcleo ‘Seu’ Jaime, cuja área foi cedida pela viúva do comunicador Jaime Câmara, com a condição de que eles continuassem ajudando a sociedade. Parte da estrutura original do prédio foi mantida.

A aluna Alana Leonel explica seu trabalho na Sagres como estagiária


A aluna Ananda Leonel, mestre de cerimônias do Encontro de Egressos e XIV Cineclube Araguaia, contou sobre o seu estágio na Sagres. Nos primeiros meses, a Sagres incentiva o estagiário a desenvolver um projeto que poderá ser implantado na empresa. Ananda desenvolveu um programa de e-sports, no qual a Sagres a estimula a relacionar o assunto com temas como sustentabilidade, por exemplo.

Ao fim da visita, o anfitrião Vinícius Tondolo, diretor superintendente do Sistema Sagres de Comunicação, professor e mestrando em comunicação, se juntou aos alunos e professores da UniAraguaia e à Cleia em um dos estúdios do Sagres Educa. Ele falou sobre o foco da Sagres ser a educação, causas sociais, ambientais, sustentáveis, buscando anunciantes que ajudem nessas áreas. Vinícius destacou que o Sistema Sagres não busca fazer um jornalismo apelativo que faça tudo por audiência e anunciantes.

Vinícius Tondolo, diretor superintendente do Sistema Sagres de Comunicação, fala um pouco sobre os valores do Sistema Sagres de Comunicação em um dos estúdios do Sagres Educa


A opinião de quem acompanhou tudo de perto

“Acompanhei todos [os eventos], gostei mais da visita à Sagres, como é o telejornalismo deles que é através de mobile, que é transmitido para todos os canais: TV, YouTube e rádio ao mesmo tempo”, afirmou Thaynara Mesquita, aluna do 6º período de Jornalismo da UniAraguia.
Wanessa Kelly, aluna caloura de Jornalismo na UniAraguaia, participou pela primeira vez da Semana de Integração Acadêmica e elogiou os eventos: “A Semana de Integração foi muito boa, pois lá eu pude ouvir vários estudantes que agora são jornalistas contando suas experiências de vida, de carreira, cada um passou por uma dificuldade e nunca desistiu dos objetivos. Gostei muito da visita técnica do Sistema Sagres, lá tem vários estúdios onde podemos atuar em diversas áreas dos jornalismo, facilitando as áreas de atuação no mercado de trabalho e também estágios”, destacou.

Read Previous

Neuropedagoga lança livro sobre depressão e sua relação com a aprendizagem

Read Next

Semana de Iniciação Científica de Psicologia promove projeto de leitura para alunos do 1° período