Cursos gratuitos para docentes sobre ferramentas digitais

Redação: Tiago Teixeira

Edição: Ana Maria Morais

Para compor o mês de maio, o Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (NITE) preparou diversos cursos gratuitos para professores e professoras, com o intuito de aprimorar e aperfeiçoar o repertório de fluência digital dos professores.

A professora e especialista Maira Tangerino destaca que o objetivo dessas oficinas e cursos é para que os professores consigam desenvolver aulas que utilizem a tecnologia de forma mais orgânica, oferecendo um bom repertório de ferramentas e, por meio delas, possam utilizar essas ferramentas em suas jornadas pedagógicas, levando a um aprendizado mais significativo para os alunos.

Durante a pandemia, o Ensino Híbrido se tornou a nova forma estabelecida para a educação, buscando sempre novos métodos educacionais, mesmo sem  possibilidade de contatos presenciais. Diante disso, esses cursos fazem com que os professores melhorem suas aulas e as tornem muito mais envolventes, promovendo interação on-line e estabelecendo experiências de qualidade para os estudantes. “Então, com certeza as oficinas têm esse viés de pensar as estratégias de ensino, mas principalmente pensando no protagonismo do aluno, o que faz diferença na verdade é quando você tem um aluno que consegue engajar com essa aula que você está propondo e ele ver sentido e significado no que ele está aprendendo”, destaca Maira.

Maira irá ministrar dois dos seis cursos do mês de maio. No primeiro curso será abordado o “Protagonismo dos alunos e o co-protagonismo do professor”, destacando a ideia de fazer pensar quais estratégias pedagógicas são mais potentes para que os alunos possam participar com mais qualidade nas aulas. “A partir daí eles se sentem protagonistas dessa jornada que eles estão participando. Naturalmente, também o professor não está ao lado disso como passivo, pelo contrário, o professor ele tem esse papel fundamental também de co-protagonista, no sentido que é ele que vai mediar essas estratégias e construções para tornar essas aulas muito mais significativa para os alunos”

O segundo curso ministrado por Maira será o “Gamificando as estratégias”, abordando uma trajetória de ensino que pretende discutir ações por meio das quais os estudantes possam construir suas jornadas pedagógicas. “E quando a gente fala de gamificar, ela tem realmente esse duplo sentido de, é uma gamificação, tanto que é construída pelo professor, quanto uma gamificação também que pode ser produzida pelos alunos, exatamente porque eles acabam lidando com conceitos que são na dimensão socioemocional, que são da construção mais ativa do conhecimento e eles vão entendendo como podem fortalecer o aprendizado que eles estão fazendo também através de estratégias ativas e uma dessas estratégias é a gamificação”, informa a especialista.

Veja os cursos que serão disponibilizados pela instituição para os professores:

TEMAMEDIADORDATAHORÁRIO
Tecnologias para professores com ferramentas da Google For Education– Profº. Me. André Lindemam03/0519h
O protagonismo dos alunos e o co-protagonismo do professor– Profª. Esp. Maira Tangerino 07/0519h
Sala de aula on-line– Profº. Me. André Lindemam 10/0519h
Como visitar outros lugares sem sair da sala de aulaProfº. Me. André Lindemam17/0519h

Ana Maria - UniAraguaia

Read Previous

Curso de direito da UniAraguaia promove palestra sobre privacidade e proteção de dados

Read Next

Consultoria de imagem para todos