“Fake news sempre existiram, principalmente na política”

Secretário de comunicação do município concede entrevista coletiva a alunos da Faculdade Araguaia – Foto Paulo Henrique Dias.

Durante entrevista coletiva, Vassil Oliveira respondeu questionamentos sobre fake news e a evolução do Webjornalismo em Goiás.  

Texto: Werônica Estevan, Vinícius Marques, Lusia Couto e Paulo Henrique Dias.
Edição: Vinícius Marques

O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Goiânia, Vassil Oliveira concedeu uma entrevista coletiva aos acadêmicos de 6º e 7º períodos da Faculdade Araguaia e esclareceu dúvidas relacionadas ao Webjornalismo. Na ocasião, o assessor de Íris Rezende afirmou que as fake news “sempre existiram, principalmente na política. Há sempre a guerra de quem defende e quem ataca”.

De acordo com o comunicador, o ápice das fake news se deve às ferramentas mais eficazes de disseminação, como as redes sociais em geral. Oliveira também destacou que “hoje as informações têm uma velocidade bem maior. É preciso ser ágil nas apurações, mas as publicações precisam ser confiáveis”.

Alunos entrevistam Vassil Oliveira – Foto: Paulo Henrique Dias.

Durante a entrevista, os estudantes também entraram em outros questionamentos polêmicos, como: O crescimento de blogs de “pseudojornalistas” e as consequências disso para a credibilidade da profissão; a evolução do Webjornalismo goiano e suas carências. 

Respondendo a estas dúvidas, Oliveira declarou que é necessário conhecer a ética e as técnicas jornalísticas para exercer a profissão. Sendo assim, “existem pessoas que conseguem aprender isso sem ter que passar por uma faculdade” e “isso não diminui a importância do diploma”. 

O comunicador também criticou as atitudes de pessoas que se auto intitulam jornalistas, mas na verdade não conhecem os princípios jornalísticos.  

“Grande parte das pessoas que estão se apresentando como jornalistas, fazendo blogs e se apresentando como novos jornalistas, não sabem o que estão fazendo; não têm noção nenhuma do que é uma apuração”. Ponderou o secretário.

Quanto à evolução e carência do Webjornalismo goiano, Oliveira diz acreditar que “O Webjornalismo de Goiás tem feito pouco” e que “Existe muito espaço para esse crescimento”, pontua.  

Experiências adquiridas ao longo da carreira

O atual secretário de comunicação de Goiânia tem uma bagagem extensa de trabalho voltado ao jornalismo goiano. Ele é um dos fundadores do website voltado para assuntos políticos Diário de Goiás; foi editor geral do impresso Tribuna do Planalto; comentarista da Rádio 730; trabalhou no Jornal O Popular e além de tudo é blogueiro. 

Dicas para quem quer ser um bom comunicador

Foto: Paulo Henrique Dias.

 Vassil Oliveira encerrou sua participação, dando dicas de como obter sucesso na profissão. “Todo mundo sonha em ser o Caco Barcellos, mas ninguém quer trabalhar como ele”, brincou.

O secretário disse que é necessário estudar e se manter bem informado antes de tudo. Depois, é preciso ter foco para demonstrar interesse e proatividade no mercado de trabalho. Dessa forma, o novo profissional certamente terá sucesso no mercado.

Read Previous

Comunicação é a base da estratégia na política

Read Next

“Os políticos de hoje estão fugindo do povo, o Iris não”, afirma Secretário de comunicação de Goiânia