Fakenews são um dos principais pontos negativos na política

Repórter : Matheus Pessoa

O secretário de comunicação e gestor de Iris Rezende, Vassil Oliveira, participou de um debate no dia 21 de outubro, na Faculdade Araguaia, para tirar dúvidas dos alunos do 6° e 7° período de jornalismo. Os temas abordados, foram as definições e características de como conduzir uma boa comunicação.

Nas dificuldades durantes as últimas eleições, a comunicação se tornou crucial, para Vassil as fakenews tomaram conta da política. “Nas campanhas anteriores vimos que os boatos, as fakenews, se tornaram um ponto negativo. A própria base eleitoral do presidente Bolsonaro, por exemplo. Eles divulgavam muitas informações, às vezes sem checar, que não era confiável.”

Esse tipo de comunicação se faz pelo uso moderno de estratégias que captam e fidelizam o público. Para Vassil, o segredo para combater essas práticas é trabalhar diretamente com o cidadão, como por exemplo, prestação de serviços e mutirões, muito usado pelo prefeito Iris. “Os politicos estão fugindo do povo, o Iris não, ele quer estar perto do povo”, afirmou o secretário, que acredita nesse tipo de abordagem porque o cidadão se preocupa muito com o dia a dia, com o que ocorre ao seu redor, o povo quer respostas.

Política de comunicação

A gestão de Iris Rezende tem como foco os ensinos infantil e fundamental e nas áreas de saúde, infraestrutura e transporte público. E principalmente, dá importância ao vínculo entre a população e o administrador, realiza mutirões para ficar ainda mais perto do povo, um aspecto marcante às suas gestões anteriores. Segundo Vassil, isso é um dos pontos forte de Iris Rezende, a relação próxima com a população goianiense.

Goiânia carece de estruturas e Íris consegue perceber o que as pessoas precisam. No mutirão ele sempre está presente. Tem um senso de visão enorme”, afirmou o secretário, e complementou que “Iris começou a trazer os mutirões, que apresentam muita força para cidade e para as pessoas com pouca renda.”

Redes sociais

Contudo, a gestão de Íris Rezende é marcada por uma linguagem unificada da comunicação, usa as redes sociais ao seu favor para divulgar por meio de vídeos e imagens, as obras de sua gestão, como por exemplo na Avenida Jamel Cecílio.

Além disso, Vassil, ressalta a importância das redes sociais, que é uma solução para as propostas da campanha de 2020. “Para a próxima campanha, o foco deve ser com o uso da internet ao nosso favor. Essa é uma maneira de trazer mais credibilidade e colocar o candidato mais próximo do público”, orienta.

Vassil Oliveira, reforça que é crucial manter cuidados com as informações, checar e avaliar as condições, para que as redes sociais não vire contra. “Em tese, existe uma discussão sobre a ‘verdade’, ou seja, os cuidados que o jornalista tem para checar os fatos e as notícias. Quando você entrega a matéria para o seu editor, existem as pessoas que vão validar os fatos. Historiadores, pesquisadores e profissionais das áreas, estão conferindo se o nome está correto, os fatos procedem e muito mais”, explica.

Redação Araguaia Online

Read Previous

SOS Peludos realiza feira de adoção de cães e gatos

Read Next

Quais os salários mais altos dos prefeitos goianos?