O Estado de Goiás tem muito mais do que você imagina

Jonatham Ferreira

Para muitos, ser goiano pode ser sinal de vergonha, mas o Estado de Goiás tem muito mais coisas do que se imagina. O nosso estado sempre é motivo de críticas e piadinhas por nossa forma tão simples de ser, por nossas palavras reduzidas como VAI , NÓIS, BÃO DEMAIS, TREM, CUMA, palavras que os goianos sabem muito bem o significado. Muitos acham que nosso estado é somente uma terra de sertanejos, a cidade da pamonha ou a cidade do pequi  dos caipiras, mas não é bem assim, o estado de Goiás, com 6.523 milhões de habitantes, tem paisagens lindas, pontos turísticos que chamam muita atenção. Além disso, a nossa capital Goiânia tem sido uma mãe para muitas pessoas que saem do seu estados para construir uma vida melhor, pessoas que vêm para o estado de Goiás à procura de trabalho, estudos, um novo crescimento. Vou apresentar alguns pontos turísticos do nosso estado, e quando essa pandemia passar será a hora de desfrutar dessas belezas naturais e arquitetônicas.

A Cidade de Goiás

A Cidade de Goiás foi a capital do Estado por mais de dois séculos e é uma cidade muito conhecida pelos turistas. A antiga Vila Boa, fundada em 1729.  no ciclo do ouro, foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 2001, uma cidade pequena mas com grande charme e cultura. Na cidade tem um museu da Cora Coralina (Ana Lins dos Guimarães Peixoto ), uma poeta do nosso estado que publicou sua primeira obra aos 75 anos e se tornou uma das vozes femininas mais relevantes da literatura nacional.

São Miguel do Araguaia

O município de São Miguel do Araguaia está localizado a 490 km de Goiânia. Localizado às margens do Rio Araguaia, com belíssimas e únicas paisagens naturais e magnificas praias fluviais, São Miguel do Araguaia é o ponto de acesso à Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, que pertence ao Estado do Tocantins.

Caldas Novas

Data de 1722 o descobrimento das águas termais de Caldas Novas, quando a Coroa Portuguesa começou a explorar as riquezas, os minérios da Serra de Caldas. Hoje é uma cidade com muitos parques termais, muitos hotéis, uma cidade que recebe milhares de turistas todos os anos e que vale muito a pena ser visitada.

Aruanã

Conhecida como a praia dos goianos, a cidade fica bem no meio de dois rios, o Rio Araguaia e o Rio Vermelho, com suas belezas e exuberância. Um passeio que vale muito a pena, para onde muitos levam toda a família para acampar. A cidade não tem luxo, mas a beleza natural compensa.

Araguaia Online - Equipe

Read Previous

O aumento da obesidade durante a quarentena

Read Next

A presença masculina na Educação Infantil