Professores e alunos da Faculdade Araguaia participam do Intercom Centro-Oeste 2019

Professora Juliana Junqueira. Foto: Lu Couto e Willian Alves.

Texto: Vinicius Martins

Edição: Profa. Viviane Maia

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, Goiânia vai sediar o Intercom Centro-Oeste. O tradicional congresso, voltado à pesquisa na área da Comunicação, será realizado no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), e conta com o apoio da Faculdade Araguaia.

Em 2019, o evento tem como tema “Os fluxos comunicacionais e a crise na democracia”. Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, o intuito do congresso é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Centro-Oeste para debater os temas atuais de destaque no cenário da comunicação regional e pensar sobre as práticas comunicacionais contemporâneas.

Além dos debates, o Intercom também vai oferecer palestras com pesquisadores de renome, oficinas, seminários e exposições de pesquisas e produtos de comunicação.

Como apoiadora, a Faculdade Araguaia também será representada por professores e alunos que se inscreveram e vão apresentar trabalhos produzidos na instituição, além de concorrer nos espaços Intercom Júnior e Expocom.

Na quinta-feira pela manhã, dia 23 de maio, as professoras dos cursos de Comunicação da FARA, Viviane Maia e Juliana Junqueira vão ministrar a oficina “Um celular na mão e uma pauta na cabeça: como produzir jornalismo para plataformas multimídia”.

Professora Juliana Junqueira. Foto: Lu Couto e Willian Alves.

Na mesma data, no período da tarde, a professora Viviane Maia, que também é coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia, vai participar como palestrante da mesa com o tema: “Ensino da Comunicação no Centro-Oeste – Novas Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda”.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Araguaia, professora Viviane Maia. Foto: divulgação.

Sobre a Intercom

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

Fundada há 41 anos, no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um congresso nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe uma média de 3,5 mil pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. Sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, o evento é precedido de cinco congressos regionais.

A sociedade é responsável ainda, pelo lançamento de livros e revistas especializados em Comunicação, e pela busca de parcerias com entidades de mesmo objetivo e institutos e órgãos de incentivo à pesquisa brasileiros e estrangeiros. Esse intercâmbio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística, além de uma forma de capacitar professores, estudantes e profissionais da Comunicação.

Intercom Júnior

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso). A atividade se dá em dois momentos distintos ao longo de cada ano: no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e nos congressos regionais da entidade.

Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras. Os trabalhos inscritos, tanto nos congressos regionais quanto no nacional, devem seguir as divisões temáticas (DTs) e suas ementas, estabelecidas também para os grupos de pesquisa.

Expocom

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

Os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES), e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação, com exceção feita apenas às modalidades de agências juniores nas categorias “Jornalismo”, “Publicidade e Propaganda” e “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”.

A premiação é simbólica e beneficia os autores pela qualificação de seu curriculum vitae, o que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho.

SERVIÇO

Intercom Centro-Oeste 2019
Tema: Os fluxos comunicacionais e a crise na democracia

Quando: 22 a 24 de maio de 2019 (quarta a sexta-feira)
Onde:  Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus II (Samambaia)
Endereço: Av. Esperança, s/n – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia – GO
Outras informações e inscrições: clique aqui

Read Previous

Faculdade Araguaia realiza bazar e feira em prol do Cevam

Read Next

Cursos de Jornalismo e Publicidade discutem alteridade e comunicação