Reflexões sobre a condição da população negra no Brasil

IV Seminário da Consciência Negra traz palestrantes para debater assuntos ligados às desigualdades sociais e econômicas que atingem a maioria da população negra

Redação: Beatriz Borges

Edição: Ana Maria Morais

A coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda promove o IV Seminário da Consciência Negra. O evento vai acontecer nesta quinta-feira, 19 de novembro às 8h30, através da plataforma Google Meet.

Durante o evento, serão discutidos o racismo estrutural e outras questões ligadas à negritude brasileira. Os convidados serão: Érika Santos, especialista em África e Africanidades, Cecília Vieira, psicóloga, pedagoga e doutoranda em Educação, e Abdul Pedro, publicitário e pesquisador da comunicação. O evento já é parte do calendário anual da instituição e vai fornecer certificado de horas aos participantes.

Dia de reflexão

A data da Consciência Negra é 20 de novembro em memória de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos de resistência e da luta dos negros pela liberdade. Ele foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, que, no século XVII, chegou a abrigar mais de seis mil africanos que haviam sido escravizados. Zumbi foi assassinado em 1695, após ter sido vítima de uma emboscada. Para tentar impedir que outros escravizados tentassem fugir, sua cabeça foi exposta em praça pública na cidade de Recife.

Por esta razão, o dia da Consciência Negra está ligado à necessidade do reconhecimento dos africanos na constituição e na construção da sociedade do país e das estratégias para a superação do racismo estrutural e valorização de negros e negras. Os principais temas abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a necessidade de se buscar igualdade social e a inclusão dos negros na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras.

SERVIÇO:

Tema: IV Seminário da Consciência Negra

Data: 19 de novembro às 8h30

Local: plataforma Google Meet

Link: http://meet.google.com/tnj-sykt-fyk

Read Previous

Começa amanhã a Semana Acadêmica das Engenharias

Read Next

INCLUI debate a nova política nacional de educação especial