UniAraguaia e Aspark-GO se unem para ação de conscientização sobre a doença de Parkinson

Foto: Geisa Peixoto

No último sábado (13), a comunidade se reuniu no Parque Bernardo Elis para uma ação de conscientização promovida pela Associação do Parkison em Goiás (Aspark-GO) em parceria com o Centro Universitário Araguaia (Uniaraguaia) sobre a doença de Parkinson. O evento, que começou às 8h da manhã, marcou o início de um mês dedicado à sensibilização e alerta sobre essa condição neurodegenerativa.

A iniciativa foi especialmente significativa, visto que no dia 11 de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Durante a ação, foram discutidos diversos aspectos da doença, desde seus sintomas mais comuns, como tremores nas mãos, perda de equilíbrio e movimentos lentos, até os desafios enfrentados pelos portadores, como dificuldades de locomoção e problemas de fala.

Pro-reitora de Pesquisa e Extensão da UniAraguaia, Profa. Dra. Tatiana Carilly | Foto: Geisa Peixoto

Os tratamentos disponíveis para o Parkinson também foram abordados, com destaque para a importância da prática regular de atividade física e a necessidade de orientação especializada. Os alunos dos cursos de Psicologia, Nutrição, Estetica e Cosmética, Educação Física e Enfermagem estiveram presente no evento oferecendo atendimentos gratuitos.

Durante a programação do evento, foi feito aferição de pressão, orientações nutricionais e emocionais, bazar, e uma caminhada. Além disso, o evento também contou com a parceria e participação do vereador Denicio Trindade.

Vereador Denicio sendo atendido por aluno do curso de Enfermagem da UniAraguaia | Foto: Geisa

Texto por: Matheus Pereira | Estágiario do Araguaia On-line.

Read Previous

Pró-reitora de pesquisa e extensão da UniAraguaia lança livro bilíngue

Read Next

Abril Azul: mês chama atenção para conscientização sobre o autismo