UniAraguaia traz convidados do exterior em palestra sobre direito internacional

Redação: Dayane Mores dos Santos e Gabriella Castro

Edição: Ana Maria Morais

Nesta quarta-feira, 24 de novembro, as coordenações de Direito e Pós-graduação, do Centro Universitário UniAraguaia, vão ministrar um evento de extensão para os alunos sobre direito internacional. O evento será realizado de maneira online, com a presença de convidados dos Estados Unidos e de Portugal. A palestra será aberta ao público geral.

Sob organização da coordenadora e professora Anna Carolina de Morais, o evento Mediação internacional: relato de experiência na perspectiva do direito comparado ao brasileiro, americano e europeu, contará com três convidados: a pesquisadora em direito estatístico, Karolinne Pires; a mestra em direito, com experiência nos Estados Unidos, França e Equador, professora Sandra Montenegro; e diretamente de Portugal, professor Pedro Martins.

O evento tem como objetivo fazer a interlocução da mediação internacional que envolve Europa, América do Norte e Brasil, além de contar as experiências enriquecedoras que os palestrantes irão compartilhar, como afirmou a mediadora judicial, Sandra Montenegro, que se descobriu na área de mediação judiciária e hoje atende brasileiros residentes no Brasil e nos Estados Unidos, onde mora.

A professora Sandra Montenegro atua fazendo a mediação transfronteiriça para pessoas que vivem em diferentes países e precisam de facilitação para tomar decisões difíceis. Desde 2019, os conflitos têm sido mediados com o uso da tecnologia. Por essa atuação voluntária, foi agraciada com o Selo de Qualidade da Segunda Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, do qual se orgulha muito, ressalta a mediadora judicial.

O encontro será um bate-papo entre profissionais e alunos, um momento bastante interativo, no qual os estudantes poderão ampliar seus conhecimentos com o relato de cada professor. Os convidados também terão a oportunidade de fazer uma troca de experiências, já que vivem em países diferentes. Sandra relatou que está curiosa para ouvir o depoimento do professor Pedro Martins.

“O professor Pedro Martins é muito atuante na formação de novos profissionais e tem grande conhecimento nessa área. Cada trajeto poderá enriquecer a compreensão sobre esse campo de atuação com suas belezas e desafios. O que todos teremos em comum, independentemente de onde estejamos vivendo, da cultura, da língua, da geração, ou da nacionalidade, teremos de enfrentar conflitos. E a habilidade de tratá-los sempre terá seu valor enquanto existir interação humana na sociedade”, conclui Sandra.

A palestra será transmitida pela plataforma Zoom Meeting e também pelo canal do YouTube da Uniaraguaia, no dia 24 de novembro, das 20h30 às 22h30. Para participar é necessário fazer a inscrição pela plataforma Sympla através do link: https://bit.ly/3mLNDJE. Todos receberão certificados de participação.

Ana Maria - UniAraguaia

Read Previous

Curso de Pedagogia continua a comemoração ao centenário de Paulo Freire com novo ciclo de debates

Read Next

Palestra relativa ao Dia da Consciência Negra reúne vários cursos da UniAraguaia