XIV Cineclube Araguaia será realizado no próximo sábado no auditório da unidade Bueno

Redação: Raquel Moura

Edição: Ana Maria Morais

Será realizado no próximo sábado, 4 de junho, o XIV Cineclube Araguaia, evento que já faz parte do calendário dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A última sessão do Cineclube acontece no auditório da Instituição, localizada na Avenida T -10 no Setor Bueno, com início às 8h30 e será aberta à comunidade em geral, de forma gratuita.

A obra em exibição será o filme Império dos Memes, que mostra   a carreira de alguns dos mais conhecidos líderes das mídias sociais, como Paris Hilton, Brittany Furlan, Josh “The Fat Jewish” Ostrovsky, Kirill “Slut Whisperer” Bichutsky e DJ Khaled. Mesmo para quem não os conhece (ou os abomina), a jornada desses singulares personagens em torno das redes fascina ao traçar um elo entre suas vidas pessoais e seu legado na internet, num momento da história em que qualquer um pode se tornar famoso instantaneamente. Ao final da busca solitária e incessante por atenção, o filme lança a questão: quando não tiverem mais seguidores, poderão eles retornar ao que eram antes?

Muito além da excentricidade e da bizarrice, o filme constrói a origem dos seus personagens, explicando de onde vieram, a relação com os pais e quais as motivações que os direcionaram. Ao contrário do que espera o desdém popular à superficialidade desses nomes, o documentário os apresenta como pessoas visionárias e bem-sucedidas que souberam explorar as oportunidades que enxergaram mesmo sem entender exatamente os rumos do mundo virtual. Frente a adversidades e ainda contra expectativas, influencers como Hilton e Fat Jew conseguiram se reinventar e estabelecer modelos pioneiros de comportamento para se manter no sucesso da fama e deixar legados. No entanto, o preço da solidão e da desconstrução da identidade pode sair caro para outros como Kirill e Brittany, que não se reconhecem mais no meio dos seguidores que ainda restam e beiram as consequências da depressão.

O evento encerra o calendário de eventos de 2022/2 dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, esta última sessão conta com um debate entre os professores dos cursos de Comunicação. Não percam!

Ana Maria - UniAraguaia

Read Previous

No trânsito prevalece a lei do mais forte

Read Next

2ª edição da Campus Party Goiás será realizada com apoio da UniAraguaia