Curso de Pedagogia realizou um ciclo de palestras sobre a educação infantil com pesquisadores da região Centro-Oeste

Redação: Dayane Moraes dos Santos

Edição: Ana Maria Morais

O curso de Pedagogia da UniAraguaia promoveu um ciclo de quatro palestras destinadas ao estudo de práticas do trabalho como docente na educação infantil, com foco nas disciplinas de Pesquisa e prática na Educação Infantil e Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O ciclo teve início no dia 14 de outubro e terminou no dia 19 de novembro, “privilegiando pesquisas e pesquisadores da região Centro-Oeste”, como declarou a organizadora e professora mestra Ester Alves Lopes Mendes.

A primeira palestra aconteceu no dia 14 de outubro às 19h, e teve como tema “A construção do conhecimento matemático na Educação Infantil: discussões teórico-práticas” com a convidada especial professora mestra Joana D’arc Gomes (SME – Senador Canedo/NEPIEC/UFG), com a mediação e organização da professora mestra Ester Alves Lopes Mendes, que relata a respeito do objetivo da palestra: “Buscou problematizar sobre a construção do conhecimento matemático no contexto da Educação Infantil”.

A segunda palestra foi ministrada no dia 22 de outubro das 19h às 21h de forma online, e teve como tema “Práxis educativa na Educação Infantil: a relação professor, criança e o conhecimento” com a palestrante convidada, professora doutora Ivone Garcia Barbosa (NEPIEC-FE/UFG), com a abertura da palestra realizada pela professora mestra e diretora pedagógica Rita de Cássia Del Bianco e a mediação da  professora mestra Ester Alves Lopes Mendes e professor doutor José Firmino Neto. “Objetivou discutir os principais aspectos acerca da práxis educativa na Educação Infantil, bem como a relação professor, criança e o conhecimento.” Relata a professora mestra Ester Alves Lopes Mendes.

Continuando o ciclo de palestras, no dia 4 de novembro, das 19h às 21h , foi realizada de forma online a terceira palestra com o tema “Cuidar e Educar na Educação Infantil” com a palestrante convidada professora doutora Telma Aparecida Teles Martins Silveira (IFG-NEPIEC/UFG) e mediação da organizadora e professora mestra Ester Alves Lopes Mendes, no qual, “buscou promover reflexões e diálogos acerca da práxis educativa na Educação Infantil com foco na relação cuidado e educação.” Conclui a organizadora e professora mestra Ester Alves Lopes Mendes.

Para finalizar o ciclo de palestras sobre Educação infantil, no dia 19 de novembro foi abordado o tema “Televisão e Educação Infantil: pesquisa, diálogos e reflexões” com a professora mestra e pesquisadora Letícia Borges da Costa (NEPIEC/UFG), com mediação da professora mestra Ester Alves Lopes Mendes e professor doutor José Firmino Neto. “Objetivou promover reflexões e diálogos acerca da práxis educativa na Educação Infantil tendo em vista a discussão do uso da televisão e seus reflexos no cotidiano da Educação Infantil.” Relatou a professora mestra Ester Alves Lopes Mendes.

Ana Maria - UniAraguaia

Read Previous

Uma História de Amor e Fúria reflete sobre a realidade brasileira desde 1500

Read Next

Pós-graduação da UniAraguaia realizará sua primeira jornada científica