Curso de Teologia no ensino a distância

O curso  tem como perspectiva a formação de um profissional que possua a capacidade de perceber as influências religiosas na sociedade, no indivíduo e nos debates ontológicos

Por Pedro Leite

O Centro Universitário Araguaia conta em sua grade com o curso de Licenciatura em Teologia, na modalidade EaD (Ensino a Distância), coordenado pelo Prof. Dr. Douglas Oliveira dos Santos. O curso tem uma carga horária de 3.448 horas, podendo ser concluído em 8 a 14 semestres, sendo o primeiro o mínimo e o segundo o máximo de períodos.

Este curso propõe o desenvolvimento da prática e do conhecimento da docência em Teologia, bem como fa capacidade de interpretar e analisar textos sagrados e fenômenos religiosos, buscando compreender os mecanismos sociais pelo viés religioso. Além dessas capacidades, o curso também qualifica intelectualmente o egresso a exercer funções sacerdotais. Permite também a capacidade de trabalhar na função capelinha (prestação de assistência espiritual, ética e moral aos mais variados grupos sociais).

Portanto, a Uniaraguaia, ao repensar as propostas curriculares oferecidas e, com esta preocupação inserindo-se como agente de formação, propõe um currículo pertinente e adequado e que qualifique o egresso a analisar documentos religiosos em seus originais grego e hebraico e seus períodos históricos, sociológicos, filosóficos, antropológicos, políticos e culturais, bem como compreender as instituições por seu viés fenomenológico, capacitando uma docência fundamentada em conhecimento científico e pautada nos valores éticos e morais de uma sociedade.

O curso  tem como perspectiva a formação de um profissional que possua a capacidade de perceber as influências religiosas na sociedade, no indivíduo e nos debates ontológicos. O egresso deverá ser capaz de analisar e interpretar textos sagrados, com isso terá um arcabouço intelectual para lecionar em áreas referentes ao Ensino Religioso e sua interdisciplinaridade com as ciências humanas.

Tem como finalidade, germinar o conhecimento teológico com a teoria e prática educacional associado ao estudo da Filosofia, História, Educação Ambiental, Didática, Tecnologias, Direitos Humanos, Políticas, Diversidade, Etnia, Cultura e Sociologia.

Busca agregar o conhecimento com atividades interdisciplinares, aproximar pesquisa e prática desde os primeiros semestres do curso. Inserir os discentes na realidade do mundo do trabalho e construir uma base sólida para que estes possam interferir e participar das mudanças que vêm ocorrendo no mundo, do cotidiano a informação.

A formação e currículo valorizam os princípios da unidade entre teoria e prática, conhecimento da realidade educacional, privilégio do saber fazer científico e da capacidade criativa, noções de que educar e ensinar são saberes políticos, dentre outros.

O curso conta com as disciplinas de Educação em direitos humanos,  Sociologia da educação,  Língua portuguesa aplicada,  Filosofia da educação,  Psicologia da educação,  Introdução à teologia,  Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais – Libras,  Antropologia da religião,  Filosofia das tradições, religiosas, Hermenêutica das escrituras sagradas, Pesquisa educacional, Epistemologia dos textos sagrados,  Educação ambiental – responsabilidade socioambiental, Didática fundamental, Ética na prática profissional,  Políticas e legislação da educação básica, História da educação brasileira,  Antropologia e cultura brasileira,  História de Israel,  Análise dos manuscritos do Novo Testamento,  Educação, diversidade e inclusão,  Teologia sistemática I e II,  Grego I e II,  Planejamento e organização do trabalho pedagógico, Teologia contemporânea, Exegese Bíblica, Análise dos manuscritos do Primeiro Testamento, Currículo e culturas, Geografia bíblica,  Hebraico I e II, História do cristianismo, Teologia do Primeiro Testamento,  Arqueologia bíblica,  Fenômeno religioso,  Homilética,  Teologia do Novo Testamento, Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

Araguaia Online - Equipe

Read Previous

O jogo do século

Read Next

Interação e aprendizado no Encontro de Egress@s dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda