Interação e aprendizado no Encontro de Egress@s dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

O evento proporciona aos acadêmicos a oportunidade de se informar sobre os desafios profissionais vividos por jornalistas e publicitários formados pela instituição

Plínia Ferreira

No dia 14 de outubro foi realizado o Encontro de Egress@s dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UniAraguaia, coordenados pela professora  Viviane Maia. O evento, que faz parte do calendário anual do curso, tem o objetivo de aproximar os alunos já formados pela instituição de ensino daqueles que ainda estão cursando, levando informações aos acadêmicos sobre mercado de trabalho, experiência profissional, além de sanar dúvidas dos estudantes.

Realizado nos dois turnos, no matutino o encontro contou com a mediação dos professores Frederico Carvalho e Patrícia Drumond  e teve como convidados os egressos do curso de Jornalismo, Cristiane Alves, Jairo Menezes e Rosana Perreira, e os egressos do curso de Publicidade e Propaganda, Maria Cardoso, Tamires Morreira e Victor Machado; no noturno, foi mediado pelos professores Gildésio Bomfim e J. Antônio Cirino, tendo como convidados os egressos do curso de Jornalismo Mateus Oliveira, Vangi Amiche e Emily Miranda, e os egressos do curso de Publicidade e Propaganda, Juarez Cardoso, João Braz, Gustavo Faria e João Braz. Os encontros foram realizados pela plataforma Google Meet, devido ao isolamento social causado pela Pandemia da Covid-19.

Entre os questionamentos levantados nos encontros  esteve a não obrigatoriedade do diploma e o porquê de os profissionais que estão no mercado há muito tempo sem formação superior  decidem cursar uma faculdade para obter o diploma. A conclusão foi a de que a Universidade une a teoria à prática e, além disso, no âmbito acadêmico tem professores para auxiliar que são fundamentais para o  aprendizado ético da profissão.

Os egressos trouxeram dicas para os futuros jornalistas sobre a importância da checagem da notícia, sobre o entendimento em relação às fontes e a necessidade de insistir nos questionamentos em alguns casos, uma vez que o trabalho do jornalista é transmitir as informações claras aos expectadores. Um conselho precioso foi sobre a necessidade de reconhecer que não se sabe tudo e que sempre terá algo a aprender. Os encontros foram cheios de conhecimento, uma vez que poder interagir com pessoas que já atuam na área, possibilita entender como será o dia a dia como profissional, com a visão de quem está trilhando a profissão.

Araguaia Online - Equipe

Read Previous

Curso de Teologia no ensino a distância

Read Next

UniAraguaia vai promover um aulão online sobre a XI Jornada de Iniciação Científica dos Cursos de Comunicação