Cursos de Comunicação realizam XIII Cineclube Araguaia

Redação: Raquel Moura

Edição: Ana Maria Morais

Acontece no próximo dia 23 de outubro, das 8h30 às 11h30, o XIII Cineclube Araguaia, realizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UniAraguaia. Visando discutir temas atuais e pertinentes à sociedade, será exibida a obra O dilema das redes e logo em seguida haverá um debate. Os convidados para discutir o audiovisual são Larissa Machado, jornalista e mestra em Comunicação, Raquel de Paula Ribeiro, publicitária e também mestra em Comunicação e Tiago Mainieri, Relações Públicas e pós – doutor em Comunicação, além dos docentes de Comunicação da instituição.

O longa, que é uma mistura de documentário e ficção, apresenta a visão de diversos responsáveis envolvidos na indústria da tecnologia, a partir de seus próprios dilemas éticos e pessoais, já que eles também sofrem com o vício e as consequências do uso das redes sociais. A produção nos lembra que as redes são empresas formadas por acionistas com conjunturas e interesses comerciais. Mas afinal de contas, o que elas comercializam, já que parecem gratuitas? O documentário responde: você é o produto!

Você é o dado que vai alimentar o modelo matemático que chamamos de algoritmo. Esses modelos são baseados em aprendizado de máquina e a partir de um enorme volume de informações pessoais preveem uma série de hábitos. Dessa forma, as redes irão ofertar essas informações como um produto para os anunciantes e eles por sua vez irão fazer anúncios específicos e segmentados através do comportamento digital de milhares de pessoas. O algoritmo monitora diversas ações que fazemos. Como, por exemplo, o tempo em que permanecemos em uma imagem ou vídeo e onde clicamos na tela com mais frequência.

A obra audiovisual é uma mistura de documentário com trechos ficcionais

Devido à pandemia, o evento será apresentado de forma remota, via Google Meet, e será destinado a estudantes dos cursos de Comunicação da instituição, e também aberto para a comunidade em geral e estudantes de outras instituições. O link será disponibilizado nas redes sociais dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Ana Maria - UniAraguaia

Read Previous

Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda realizam campanha contra a pobreza menstrual

Read Next

Curso de Pedagogia realiza uma palestra sobre o contexto da EAJA durante a pandemia em Goiânia