UniAraguaia oferece curso de extensão gratuito em Tecnologia e Metodologias Ativas

As próximas aulas serão realizadas nos dias 5 e 19 de outubro e 9 de novembro. Acesse https://materiais.faculdadearaguaia.edu.br/sala-de-aula-online e aprenda como usar as ferramentas do Google for Education

Por Ananda Leonel

O Centro Universitário UniAraguaia está promovendo cursos de extensão gratuitos online em  Tecnologia e Metodologias Ativas para todo o país, com emissão de certificados. Desde o primeiro decreto da quarentena, em 13 de março de 2020, a instituição passou a desenvolver cursos de extensão nessa área utilizando as ferramentas do Google, pensando na necessidade da população em produzir e trabalhar em casa. Professores e alunos têm sido os mais beneficiados com essa tecnologia, garantindo o ensino a distância e evitando a paralisação das aulas. Com mais de 12 mil inscritos, o professor Mestre André Carvalho Lindemann, Educador e Certificado do Google, Coordenador em Especialização em Ensino On-line e membro do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais da Uni Araguaia, é o responsável em ministrar as aulas. Para participar, basta se inscrever nos links disponíveis no site e nas redes sociais da instituição, e o certificado é enviado por e-mail para todos que assistirem. As aulas funcionam por meio das metodologias ativas, que se trata de um processo no qual o aluno passa a ser o autor principal do ensino, quando ele pode conduzir a aprendizagem com a orientação do educador. A cada aula são apresentadas novas ferramentas, com diversas funcionalidades.

No dia 28 de setembro, o foco foi em como promover a colaboração em sala de aula usando recursos tecnológicos, através do Google For Education, facilitando a interação do professor com os alunos. Além de tirar dúvidas e dar sugestões de como melhorar o ambiente de trabalho, o professor mostrou como é utilizado o google forms, ferramenta que permite a aplicação de várias atividades, provas e coleta de informações que podem ser úteis dentro de sala de aula. “O formulário é uma coleta de dados que pode ser usado em diversos âmbitos, não só com professores mas também em empresas, depende das atividades que você desenvolve para diversas tarefas, depende do seu objetivo”, disse o professor André Lindemann.

Segundo ele, o compartilhamento de informações contribui com a interação do aluno e a  tecnologia é um aliado, um facilitador da aprendizagem. Cada aula possui um foco diferente, sempre avançando no processo de como aderir a tecnologia ao plano de ensino.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio deste link: https://materiais.faculdadearaguaia.edu.br/sala-de-aula-online

Confira as datas das próximas aulas gratuitas:

05/10 – 19h às 21h

19/10 – 19h às 21h

09/11 – 19h às 21h

Araguaia Online - Equipe

Read Previous

UniAraguaia lança Observatório dos Direitos das Mulheres

Read Next

Palestra: Mobilidade e Saúde na perspectiva do direito à cidade