O racismo ainda existe

O racismo no Brasil é um crime inafiançável, afirma advogado

Já pensou em ser julgado pela cor da sua pele? ou ser ridicularizado e ofendido por ter uma diferença étnica diferente das outras? Essas e outras atitudes infelizmente ainda fazem parte do da realidade do Brasil.

Vinda de uma família afrodescendente, Malena de Souza 24 anos, estudante de fisioterapia, conta o que aconteceu naquela noite há dois anos atrás, quando namorava um rapaz branco, e tinha uma sogra que aparentemente gostava dela. Era fim de ano, ela foi convidada para uma festa da família na casa de uma das avós do namorado, sentados na mesa, em uma conversa descontraída, um tio do rapaz perguntou quando o casório deles ia sair, ele prontamente respondeu muito em breve. A sogra imediatamente ficou seria e disse que não ia permitir que eles casassem, pois não queria nenhum neto macaquinho. Houve um enorme silencio na mesa, todos a olharam com olhar de pena. Seis meses depois o namoro acabou.

Ninguém admite ser racista, embora essa é uma palavra forte e nos lembra os tempos antigos. A forma de descriminar apenas mudou. Após perguntar a um casal de noivos brancos se eles era racistas, imediatamente a resposta foi não! E que de forma alguma as pessoas devem ser tratadas diferentes uma das outras por causa do tom de pele. A resposta não foi a mesma com a segunda pergunta, se eles teriam coragem de adotar uma criança negra. O silencio invadiu a resposta vaga daquele casal, que poucos segundos depois disseram que não seriam bem vistos na sociedade e que a criança poderia sofrer preconceito por ter pais brancos. 

Para o advogado André Mesquita, que trabalha há seis anos na área criminal e defende os direitos humanos, o racismo está presente em qualquer lugar, ambiente e ocasião, e deve ser notificada qualquer ameaça de discriminação, seja diretamente ou indiretamente. O advogado também explica que o racismo no Brasil é um crime inafiançável, ou seja é isento qualquer pagamento para liberdade provisória. “A vitima pode fazer a ocorrência em qualquer momento, mesmo que já tenha há algum tempo”, completa.

Araguaia Online - Equipe

Read Previous

Vício em internet pode trazer sérios problemas à saúde

Read Next

Graduandos do curso de Engenharia Civil da Faculdade Araguaia realizam arrecadação de tampinhas, para projeto Tampa Mania, na unidade Bueno