Cineclube: uma Injeção de Empreendedorismo

“As pessoas não sabem o querem até mostrarmos a elas” Steve Jobs

Texto: Ana Paula Bissant

Edição: Profa. Viviane Maia

Fotos: Rodrigo Estrela

No último dia 17/10, no auditório da Faculdade Araguaia, na unidade Bueno, foi exibido o filme Piratas do Vale do Silício (EUA,1999) aos discentes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição e convidados em geral. Após a exibição, foi realizada mesa-redonda para discutir o tema empreendedorismo tomando como gancho a obra cinematográfica, que contou com a presença do professor Wagner Bandeira da Silva, coordenador do curso de pós-graduação em Inovação em Mídias Interativas da UFG; e do aluno de Jornalismo Jairo Menezes. A mediação ficou a cargo do professor Rodrigo Ferreira.

Foto Rodrigo Estrela

Esta foi a terceira sessão do Projeto de Extensão Cineclube Araguaia 2017/2. Intitulada Empreendedorismo na Telona, esta que é a sétima edição da iniciativa – que começou em 2014/2 –, tem por objetivo discutir os temas empreendedorismo e inovação, a partir de filmes contemporâneos. A novidade desta temporada do projeto é a participação de alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda na mesa de debates. E, a pipoca de graça.

Foto Rodrigo Estrela

Allyne Mendes, que é fotógrafa de moda e estudante de Jornalismo da instituição, afirma que o Cineclube tem ajudado no seu desenvolvimento criativo empreendedor além da sala de aula. “Os filmes apresentados têm estimulado a reflexão sobre minha própria realidade e contribui para posturas transformadoras tanto na vida pessoal como da minha empresa e desenvolvimento do meu trabalho”.

Preparando para o mercado

O mercado exige novos profissionais com conhecimentos de informática e da tecnologia, para se manterem sempre atualizados no mercado de trabalho, ter consciência que não adianta apenas ter conhecimentos da sua área profissional.

Os trabalhadores e empreendedores de um modo geral, atualmente, precisa utilizar os conhecimentos adquiridos juntamente com a utilização das ferramentas das tecnologias pois em todas as áreas profissionais esses processos estão informatizados.

A Faculdade Araguaia tem tido um papel fundamental na ampliação de envolvimento e desenvolvimento dos discentes por meio do Projeto de Extensão Cineclube, levando o aluno explorar e desenvolver talentos com um pensamento empreendedor e criativo tanto dentro e além das salas de aula.

Além da apresentação do Cineclube, outras atividades vem sendo desenvolvidas para se discutir o tema empreendedorismo e inovação. São debates, mesas-redondas, palestra e outra iniciativas, que rendem ainda a produção de matérias jornalística para web, rádio, TV, impresso, além do desenvolvimento de peças de divulgação por parte dos alunos de Publicidade e Propaganda.

O evento com direito a pipoca quentinha e grátis tem ganhado cada vez mais adeptos. Além de promover uma maior interação entre os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda; as atividades proporcionam mais conhecimento e reflexão para todos os participantes.

Bill Gates e Steve Jobs

O filme Piratas do Vale do Silício é baseado em fatos reais e aborda como começou a inovação, evolução e revolução da tecnologia por meio do uso dos computadores até os dias atuais. A história trata de dois ícones da tecnologia: Steve Jobs e Bill Gates, dois amigos sonhadores e empreendedores que aspiravam mudar o conceito informática minoritária, com o único objetivo de povoar o mundo com tecnologias de informação cada vez mais rápida, acessível e onipresente.

Seguem dois links dos grandes revolucionários da tecnologia no mundo. Eles eram e são pessoas comuns, que se destacaram por persistir e acreditar no sonho de um projeto de melhoria para o mundo e que a evolução só é possível, e vale a pena se beneficiar pessoas, e tornar a vida dessas pessoas melhores. Estes homens visionários e defendem que o segredo é empreender, criar ,inovar e não desistir diante das dificuldades impostas no caminho, além de ser sensível para descobrir e desenvolver mais e mais projetos que contribuam para melhoria da humanidade.

https://www.youtube.com/watch?v=44ehK5BciTs

https://www.youtube.com/watch?v=kCKB1UItXXs