Jornada Científica de Educação Física da Faculdade Araguaia chega à 9ª edição com novidades

Texto: Jonathan Cavalcante

Edição: Vinícius Martins

 

Com uma programação diversificada e visando atrair maior número de estudantes, a IX Jornada de Iniciação Científica do curso de Educação Física da Faculdade Araguaia será realizada pela primeira vez em dois turnos – matutino e noturno. Palestras, oficinas e apresentações de trabalhos acontecem entre os dias 11 e 16 de maio, na Unidade Bueno.

Promover a saúde, a cultura, o respeito às diferenças e a preservação do meio ambiente é o diferencial desta edição da Jornada. Outra novidade é a diversidade de palestras e a proximidade com o Conselho Regional de Educação Física (CREF-14/GO-TO), que estará presente no evento e vai apresentar as diferentes áreas de atuação do profissional de Educação Física, além de alertar sobre a validade dos cursos da instituição frente ao Conselho.

Em entrevista ao Araguaia Online, o coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Araguaia, professor Célio Antônio de Paula Júnior explica de que forma a 9ª Jornada de Iniciação Científica auxilia os alunos, futuros profissionais de Educação Física no mercado de trabalho.

”As atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes. É dentro desta perspectiva que a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de Educação Física”, declara.

Segundo o coordenador, o desenvolvimento da Jornada está a todo vapor, com os professores e alunos envolvidos no projeto. “O interesse dos estudantes para apresentar um bom trabalho, bem como participar das palestras e minicursos está bastante evidente, não só pela parte avaliativa, mas principalmente pela contribuição científica que este tipo de iniciativa promove”, destaca.

Adrielly Naiany, acadêmica do 1º período de Educação Física revela a expectativa em participar pela primeira vez da Jornada. ”Creio que vai ser uma experiência incrível e diferente, que vai agregar no meu currículo, além da oficina que participaremos, onde veremos tanto na teoria quanto na prática essa área de conhecimento”, diz a aluna.

Paralelamente à Jornada, será realizada a Semana da Saúde, com orientações para colaboradores e discentes sobre a prevenção de doenças crônicas, diabetes, hipertensão e dislipidemias, além de promover a prática regular de atividades físicas junto a uma boa alimentação para uma vida saudável. No encerramento, após a programação científica, haverá apresentações culturais de dança e confraternização entre os alunos do matutino e noturno.

Semana da Saúde integra a programação da IX Jornada de Iniciação Científica de Educação Física da Faculdade Araguaia