7 dicas financeiras essenciais para universitários

O professor Gustavo Brasil fez algumas recomendações para os estudantes | Foto: Banco de imagens

O professor Gustavo Brasil fez algumas recomendações para os estudantes | Foto: Banco de imagens

Evandro Carlos, Melissa Brito e Stanley Brenner

À medida que você se aproxima do mercado de trabalho, é crucial ter uma compreensão sólida das finanças pessoais para construir um futuro financeiro estável. O professor dos cursos de Administração, Contabilidade e Gestão Comercial do Centro Universitário Araguaia (Uniaraguaia) e especialista em controladoria e gestão financeira, Gustavo Cintra Brasil, listou sete dicas para ajudar os futuros profissionais administrarem seus primeiros salários e investir sabiamente:

  1. Elimine dívidas antes de investir: Se você tem dívidas de cartão de crédito ou empréstimos estudantis, priorize o pagamento delas. As altas taxas de juros associadas a essas dívidas podem prejudicar significativamente suas finanças. Ao quitar as dívidas, você estará em uma posição financeira mais forte para começar a investir.
  1. Crie um Orçamento Realista: Antes de mais nada, estabeleça um orçamento mensal. Liste suas despesas essenciais, como aluguel, transporte, alimentação e contas, e compare isso com sua renda. Isso ajudará a evitar gastos impulsivos e a

garantir que você esteja vivendo dentro de suas possibilidades financeiras.

  1. Diversifique seus investimentos: Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta. Diversificar seus investimentos reduz o risco. Considere investir em uma variedade de ativos, como ações, títulos, imóveis e fundos mútuos. Dessa forma, você estará melhor preparado para lidar com flutuações no mercado.
  1. Entenda a Taxa Selic: A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela influencia diretamente o rendimento de investimentos de renda fixa, como CDBs e Tesouro Direto. Quando a Taxa Selic está alta, esses investimentos tendem a oferecer retornos mais atrativos. Mantenha-se atualizado sobre as mudanças na Taxa Selic para tomar decisões informadas sobre seus investimentos.
  1. Poupe uma Parte do Seu Salário: Ao receber seu salário, reserve uma porcentagem para a poupança antes de gastar com qualquer ou tra coisa. O ideal é poupar pelo menos 20% de sua renda mensal. Automatize esse processo, se possível, transferindo dinheiro para sua conta de poupança assim que receber seu salário.
  2. Mantenha-se atualizado sobre a Economia: O mundo financeiro está em constante mudança. Dedique algum tempo para se educar continuamente sobre investimentos, economia e planejamento financeiro. Isso ajudará você a tomar decisões mais inteligentes à medida que sua carreira e sua renda crescem.
  1. Planeje para o Futuro: Além de economizar e investir, comece a pensar em objetivos financeiros a longo prazo. Isso pode incluir comprar uma casa, investir em educação adicional ou se aposentar cedo. Ter metas claras o ajudará a manter o foco em suas finanças e a trabalhar em direção a um futuro financeiro sólido e estável.

“Lembre-se, a chave para uma saúde financeira duradoura é a prudência e o aprendizado contínuo. Ao aplicar essas dicas, você estará no caminho certo para administrar seu dinheiro de forma eficaz e construir um futuro financeiro seguro”, concluiu Gustavo Brasil.

Read Previous

Livrarias no Brasil: Estratégias de Sobrevivência

Read Next

Beatles lança nova música de John Lennon com ajuda de IA